Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 773/2023 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Bancada do PSDB PSDB 05/12/2023

O Vereador que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através de sua Secretaria competente informe o que segue:

  1. O Executivo municipal está considerando a possibilidade de implementação do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) em formato semipresencial para atender às necessidades de jovens e adultos em nosso município?
  2. Se sim, quais são os benefícios percebidos pelo Executivo para adoção do formato semipresencial para a EJA em comparação com a abordagem totalmente presencial?
  3. Quais são os desafios percebidos na implementação de programas EJA semipresencial e como a prefeitura planeja superá-los?
  4. Existe um plano estratégico para garantir que todos os grupos demográficos, incluindo jovens, adultos e idosos, tenham acesso igualitário à EJA semipresencial?
  5. Quais seriam as principais etapas do cronograma para a implementação da EJA semipresencial, caso seja decidido avançar nessa direção?

Justificativa:

Realizamos os questionamentos acima, com o intuito de obter informações se o Executivo Municipal pretende buscar a implementação dessa modalidade de EJA em nosso município, assim como estão sendo implantadas em diversos outros municípios, inclusive municípios vizinhos, como o caso da cidade de Canoas que já está sendo implementado.

Acreditamos no poder da Educação e na necessidade do aluno estar em sala de aula, entretanto temos que analisar todos os lados, onde crianças e jovens devem estar em sala, mas temos que entender e buscar soluções para que os adultos que não conseguiram se formar ainda e que buscam o diploma, tenham essa possibilidade.

Sabemos que muitas mães, pais, avós, muitas vezes largam os seus estudos porque a família aumentou, é preciso ficar em casa para cuidar de alguma criança, para cuidar de algum ente querido, o que muitas vezes torna impossível que a pessoa se comprometa em estarem presencial todos os dias estudando.

Deste modo, precisamos pensar tanto nas pessoas que conseguem ir todos os dias, como nas pessoas que muitas vezes deixam de estudar por não conseguir irem presencial todos os dias.

Pensando assim que alguns municípios resolveram implementar o EJA semipresencial, uma modalidade que possibilita que o aluno faça algumas aulas remotas, são postadas atividades para os alunos enviarem para o professor e ainda são agendadas algumas aulas presenciais na semana para que o aluno vá até a escola, estude, pergunte, esclareça as suas dúvidas. Possibilitando assim que mais pessoas possam realizar o sonho de ter o diploma, seja do Ensino Fundamental ou Médio.

Além disso, o EJA semipresencial utiliza tecnologias educacionais, enriquecendo a experiência de aprendizado e reduzindo a evasão escolar. Ao buscar essa implementação, demonstra-se o compromisso com a igualdade de oportunidades, fortalecendo a base educacional da comunidade e preparando-a para desafios futuros.

Sendo assim, questionamos o Executivo Municipal em relação a esta modalidade, para trazer maior tranquilidade aos alunos que sonham em se formar, para não desistirem dos seus sonhos, poderem continuar trabalhando e poderem ainda estudar e melhorar de vida, de cargo, se formar e quem sabe até mesmo ingressar em uma graduação.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilMANOEL JARDIM DA SILVEIRA:44146523087
30/11/2023 16:02:22
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JAQUELAINE VASCONCELOS DE ABREU em 30/11/2023 ás 16:02:07.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 04e7b21a9719a2846c6c2080d8b03c29.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 191595.