Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 153/2023 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista PSDB 14/11/2023

O presente Projeto de Lei tem a finalidade de: Tornar patrimônio Cultural Imaterial Municipal a ROMARIA DAS CAPELINHAS das paróquias do Vicariato de Guaíba.

O presente projeto de lei visa reconhecer a “Romaria das Capelinhas das Paróquias do Vicariato de Guaíba” como patrimônio cultural imaterial do município de Guaíba.
A Romaria das Capelinhas das Paróquias do Vicariato de Guaíba, é uma peregrinação das 22 Paróquias, que promove o encontro dos peregrinos e a celebração da Caminhada da ação pastoral da Igreja com a participação de diferentes expressões de fé, que acontece há 29 anos em Guaíba-RS, no último sábado de outubro. O patrimônio histórico-cultural representa a riqueza cultural de um povo, tanto para a comunidade quanto para a humanidade, e precisa ser preservado devido à sua grande importância científica e cultural. Nesse sentido, em nível histórico, a Romaria das Capelinhas tem início na cidade de Guaíba em 1995, partindo da paróquia Nossa Senhora do Livramento com cerca de 90 pessoas, motivadas pelas Irmãs de São José. Inicialmente, a intenção era celebrar com as famílias que recebiam em suas casas a capelinha de Nossa Senhora. Nos anos seguintes, as demais paróquias de Guaíba foram sendo inseridas na celebração. A caminhada começa a ganhar tamanha proporção e surge a necessidade de levar juntamente à manifestação pública da fé um tema de relevância para a sociedade, visto que, a partir de 2005, a Romaria passa a ser a grande celebração do Vicariato de Guaíba abrangendo 22 paróquias em suas 4 áreas pastorais, que inclui os municípios de Guaíba, Barra do Ribeiro, Eldorado do Sul, Barão do Triunfo, Butiá, Arroio dos Ratos, Camaquã e Cristal, Cerro Grande do Sul, Charqueadas, Chuvisca, General Câmara, Mariana Pimentel, Minas do Leão, São Jerônimo, Sentinela do Sul, Sertão Santana, Tapes e diversos municípios do Rio Grande do Sul. Todas essas cidades se deslocam em Romaria para a grande celebração. Movimento que faz unir o Vicariato de Guaíba nas suas duas BR’s 116 e 290. Ademais, já há 15 anos, também surgiu a caminhada noturna que antecede ao dia da grande Romaria. Partindo da localidade do Bom Retiro, no Município de Eldorado do Sul, evento este onde os peregrinos caminham cerca de 24 km, com chegada na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Guaíba/RS. Ainda, faz-se importante destacar que a Romaria envolve cerca de mais ou menos 20.000 pessoas e é considerada o maior evento do Vicariato de Guaíba e também um dos mais expressivos da Arquidiocese de Porto Alegre. Diante do exposto, pela considerável abrangência territorial, envolvimento social, histórico e pelo fomento de temas como a importância da família, da construção de novas relações na comunidade, da justiça, do combate contra a violência, a dignidade humana, e pelos demais preceitos cultivados na igreja, resta inegável a importância de cita manifestação pública de fé na cultura gaúcha, faz-se meritório o reconhecimento da Romaria das Capelinhas das Paróquias do Vicariato de Guaíba como de relevante interesse Histórico e Cultural e Imaterial do Município de Guaíba. Isto posto, conto com a colaboração dos nobres colegas para a aprovação deste projeto de lei.

Por tais razões, contamos com a compreensão dos pares e submetemos o presente Projeto de Lei a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.

Guaíba, 07 de Novembro de 2023.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilMANOEL JARDIM DA SILVEIRA:44146523087
07/11/2023 21:13:58
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por JAQUELAINE VASCONCELOS DE ABREU em 07/11/2023 ás 21:12:46.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 4c3d311bbf4130caf44e7a8e308c3957.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 189547.