Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 653/2023 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista PSDB 10/10/2023

O Vereador que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através de sua Secretaria competente informe o que segue:

Referente às ruas que, chuva após chuva, vem alagando, água invadindo as residências, cito as ruas: Rua 12, Rua 13 e Rua 15, do Bairro Pedras Brancas, entre outras, questionamos:

Quais as ações a subprefeitura do bairro está realizando de maneira preventiva para que essa situação não ocorra mais?

Quais as ações foram realizadas em apoio às famílias que tiveram sua residência alagada na última semana, principalmente nas ruas citadas? Solicitamos cópias de relatórios e nome dos servidores envolvidos na prestação do serviço.

Sendo de conhecimento de todos os gestores municipais a situação do bairro quanto a alagamentos e transbordamentos dos “valos”, por qual motivo nada de mais efetivo para a solução deste problema é realizado?

Foram distribuídos alimentos, produtos de limpeza e roupas para as famílias que perderam itens em decorrência do alagamento em suas casas?

JUSTIFICATIVA:

Estes são questionamentos bem oportunos, que requerem uma resposta verdadeira e que traga um retorno positivo a toda comunidade do bairro Pedras Brancas, que está cansada de sofrer, passar por constrangimentos e humilhações, além de muitas vezes perder o pouco que tem em seu lar.

Nesta semana, in loco, foi possível conversar com alguns moradores da região e coletar diversos relatos, que de maneira geral demonstram só descontentamento quanto ao serviço realizado ou melhor, não realizado, na resolução dos alagamentos das vias.

Cabe ainda relatar mais pormenorizadamente a situação do valo que atravessa toda a Rua Cinco, dos quais os moradores lindeiros tiveram na última chuva, água dentro de seus lares e pátios, mais uma entre tantas vezes, os mesmos relatam que o responsável pela prestação do serviço público, os informou que nada pode ser feito, em razão de não ter os canos da bitola necessária disponível mais no mercado.

Será mesmo que essa é uma resposta que se dê a um morador, que dignamente paga seus impostos e merece ter qualidade no recebimento de políticas e serviços públicos, que apenas está cobrando o mínimo que deveria ser feito?

Considerando a atuação da prefeitura com mão de obra, máquinas, equipamentos, ações preventivas, obras e outros, importantíssimas para diminuir os impactos, tentar salvar alguns pertences, salvar pessoas, retirando-as de suas casas, é que questionamos de que forma a Sub Prefeitura das Pedras Brancas atuou e busca atuar na tentativa de diminuir estes impactos pelo bem destas famílias.

Além disso, questionamos quais outras medidas serão tomadas para que este fenômeno catastrófico não venha a acontecer novamente em nossa cidade, ou se vier, pois a natureza tem mostrado cada dia mais a sua força, quais atitudes, quais investimentos, quais projetos a Sub Prefeitura pretende adotar para diminuir estes impactos?

 
Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilMANOEL JARDIM DA SILVEIRA:44146523087
04/10/2023 10:08:41
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JOSEANE DA SILVA ALVES em 03/10/2023 ás 15:02:23.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 5a5bb5e615f4b1ed54290530b030145e.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 186599.

Adendo proposto por Ver. Alex Medeiros

Requer informações do Planejamento da Prefeitura e da Infraestrutura sobre eventuais projetos para resolver essa situação existente


31/10/2023

Adendo proposto por Ver. Graciano Brum
Requer o cronograma das limpezas dos valos

31/10/2023