Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 112/2023 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Everton da Academia PL 29/08/2023

 O presente projeto de Lei tem por finalidade dar denominação de forma definitiva a Rua19, bairro              Cohab.                                                                                                                                     

JUSTIFICATIVA

LEANDRO DE OLIVEIRA LOPES, natural da cidade de Porto Alegre, nascido em 24/05/1987  residente no bairro Cohab/Guaíba até os dias finais de sua vida. Em 2013, casou-se com MARIANE FAGUNDES GIAMBASTIANI, residente também nesta cidade. Dessa união, nasceu MARJORIE no ano de 2017 e cresce e se desenvolve nesta cidade atualmente. Durante sua vida, Leandro estudou nas escolas do bairro Cohab, Escola Estadual Aglae Kehl e Escola Estadual Ruy Coelho Gonçalves, onde era muito conhecido pelos colegas e professores sempre por seu bom humor e carisma, características da sua personalidade. Trabalhou desde muito cedo, inclusive na infância vendendo raspadinhas. Na adolescência, trabalhou na Lancheria Menegotto, na Cohab, de propriedade da sua mãe, Sra. Marilene. Ingressou na Universidade, e formou-se Tecnólogo em Logística pela ULBRA, período o qual trabalhou com seu pai, Sr. Esoaldo na transportadora Menegotto até o ano de 2012, quando dedicou-se e foi aprovado no concurso para Soldado na Brigada Militar e ingressou na corporação em Setembro do mesmo ano. No ano de 2013, buscando o crescimento pessoal na área da polícia, foi aprovado no concurso para inspetor da Polícia Civil, sendo chamado para a academia de polícia no ano de 2017, mesmo ano em que sua filha nasceu. Após finalizar a academia, foi empossado em dezembro de 2017 pelo governador do Estado, Sr. José Sartori e assumiu o cargo de inspetor de polícia onde passou a atuar na Delegacia de Homicídios da cidade de Canoas/RS. No dia 02 de maio de 2018, foi convocado para cumprir um mandado judicial na cidade de Pareci Novo/RS e, em operação com várias delegacias, e de forma trágica foi alvejado pelas costas com um tiro de fuzil, vindo a óbito, não adiantando os atendimentos de emergência que foram realizados no local da operação, e infelizmente aos 30 anos de idade, veio a óbito, deixando sua esposa e a filha Marjorie, na época com 7 meses de vida. O Velório e enterro ocorreram no cemitério de Guaíba, sob homenagens da Brigada Militar e Polícia Civil dignas de herói que deu sua vida em prol da sociedade. Em dezembro de 2018, em homenagem póstuma, a polícia, na figura do na época chefe de polícia do Estado, Sr. Emerson Wendt, entrega a medalha do mérito policial a sua esposa, honraria conferida apenas a policiais que atuam de atos de bravura no exercício de sua profissão.

Por tais razões, contamos com a compreensão dos pares e submetemos o presente Projeto de Lei a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.

Guaíba, 17 de Agosto de 2023.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilEVERTON SILVA GOMES:63418371000
17/08/2023 16:16:20
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por MARCOS MAURICIO SILVA DE LIMA em 17/08/2023 ás 16:12:46.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação b6141b09f1ebfd48e55969dd835fbce1.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 182685.