Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 490/2023 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista PSDB 08/08/2023

           O vereador que ao final subscreve, solicita a Mesa Diretora que após os tramites regimentais, envie correspondência ao Executivo Municipal para que através da Secretaria competente, responda:

  1. O município tem algum levantamento da quantidade de árvores com risco de queda em fios e casas no nosso município?
  2. Caso tenha estes dados, o município tem a intenção de retirar estas árvores o mais breve possível? Há um planejamento de poda ou retirada? Como este planejamento é realizado, priorizam as de alto risco?
  3. Qual é o setor responsável para esta retirada?
  4. Quantas já foram retiradas no ano de 2023?
  5. Após o pedido, leva quanto tempo para a demanda ser atendida?
  6. Existe algum procedimento diferenciado quando as árvores estão em um emaranhado de fios de energia, neste caso envolvendo a CEEE Equatorial? De que maneira a prefeitura atua nesses casos para ajudar a solucionar o problema do Munícipe?

Justificativa:

Árvores com risco de tombamento em áreas urbanas é um problema que apresenta grande perigo para os munícipes. Essas árvores podem cair sobre casas, fios de energia e causar sérios danos à propriedade e à segurança das pessoas.

Por este motivo nos preocupamos se a prefeitura está ou não desempenhando o seu papel, pois é necessário adotar diversas medidas, para garantir a segurança das pessoas, identificar e avaliar as árvores que apresentam maior risco de queda seja por inspeções periódicas realizadas por equipes técnicas especializadas em arborização ou por denuncias e pedidos através de protocolo, após identificadas acreditamos que a prefeitura deva adotar ações para resolver o problema, seja a realização de poda corretiva ou a supressão da árvore, dependendo da gravidade do risco.

Sabemos que em nosso município há casos extremos, em que a poda não é mais suficiente, sendo necessária a remoção completa da árvore, o que pelos relatos da população tem demorado bastante, com isso moradores ficam inseguros principalmente com as seguidas mudanças climáticas e avisos de alerta laranja que temos recebido em nosso Estado.

Além disso, acreditamos que cabe também a prefeitura realizar ações preventivas, como a realização de plantios adequados, a escolha de espécies mais resistentes a ventos e tempestades, e o manejo adequado das árvores já existentes, com podas regulares para evitar o acúmulo excessivo de peso nas copas, buscar a conscientização e participação da população para identificar e resolver esses problemas de forma eficiente, garantindo a segurança de todos. Devido a estes riscos, questionamos o Executivo municipal, a fim de trazer respostas e esclarecimentos à população.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilMANOEL JARDIM DA SILVEIRA:44146523087
03/08/2023 15:29:09
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JAQUELAINE VASCONCELOS DE ABREU em 03/08/2023 ás 14:37:42.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 02dbd2d017479531f82836e9960b8ac4.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 180524.