Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 191/2015 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver.ª Claudinha Jardim DEM 12/05/2015

A Vereadora que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através de sua Secretaria competente informe o que segue:

1)    Qual a possibilidade de modificar o sistema de marcação de consultas e entrega das fichas para as consultas nos postos de Saúde?

2)    É possível que os pacientes que não consigam a consulta na parte da manhã recebam a ficha para a consulta na tarde já pela manhã, sem necessitar permanecer no posto até às 13h, horário da nova distribuição?

3)    Existe possibilidade de iniciar a marcação por telefone, sem as pessoas necessitarem ficar por horas aguardando, visto que a procura é maior que a oferta, e com a chegada do inverno é desumano ficar na chuva e no frio desde a madrugada para conseguir uma consulta?

4) Há tratamento diferenciado para a marcação de consultas e entrega das fichas para idosos e/ou portadores de doenças crônicas? Caso positivo, como o paciente deve proceder?

JUSTIFICATIVA

Sabemos das dificuldades que o sistema de saúde enfrenta em todo o país. No entanto, de forma propositiva precisamos buscar alternativas que visem uma qualidade de vida às pessoas, principalmente no momento em que mais precisam que é quando têm que recorrer aos serviços médicos.

A procura por atendimento emergencial e especializado nos postos de saúde é muito grande. Em alguns postos, como o da Cohab, as pessoas vão para a fila já na madrugada e mesmo assim, dependendo do especialista o número de atendimentos não supre a procura. Porém,  o que mais nos surpreende, é que para as consultas da tarde, as fichas são liberadas apenas a partir das 13h. Dessa forma, àqueles que chegaram cedo e mesmo assim não conseguiram atendimento acabam permanecendo numa fila de espera, para garantir que terão atendimento na parte da tarde.

Solicitamos que urgentemente esta situação seja readequada pelo Executivo Municipal, de forma a agilizar a distribuição das fichas e otimizar o tempo e o fluxo das pessoas. A falta de estrutura para que as pessoas fiquem aguardando é outro agravante.

Salientamos ainda, que os atendimentos básicos realizados nos postos de saúde auxiliam para os moradores não necessitarem se deslocar até o Pronto Atendimento e também temos direito contribui  para um serviço público de qualidade que é direito de todo cidadão.

Somos incentivadores de políticas públicas voltadas à prevenção quando se trata de saúde, no entanto, os atendimentos são necessários todos os dias, por centenas de guaibenses nos postos de saúde. Sendo assim, esperamos que nossa propositura seja aprovada pelos pares desta Casa e atendida pelo Executivo Municipal.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por CLAUDIA PELEGRINO JARDIM PEREIRA em 06/05/2015 ás 11:44:47.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 4d00155730f4b6de53124b988f538a24.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 17746.