Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 328/2023 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista PSDB 30/05/2023

O Vereador que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através de sua Secretaria competente informe o que segue:

1. Nos últimos dois anos quantos casos de meningite foram registrados no nosso município? Algum dos casos teve um agravamento da doença? Em algum dos casos houve necessidade de internação?
2. Quais as providências estão sendo tomadas para que não haja novos casos?
3. Quais são os procedimentos quando registrado um caso?
4. Qual a faixa etária que pode receber a vacina de meningite? Quantas vacinadas foram aplicadas contra esta doença no ano de 2023 até a presente data?
5. Nos casos de suspeita de meningite, o atendimento é realizado nas UBS ou no Pronto atendimento?

Justificativa:

Nossa preocupação deve-se ao fato de ser uma doença altamente contagiosa e que pode levar a óbito. A meningite é caracterizada por um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. É causada, principalmente, a partir da infecção por vírus ou bactérias; no entanto, outros agentes etiológicos também podem causar meningite, como fungos e parasitos.

Entre as meningites bacterianas, a Doença Meningocócica (DM) continua sendo o principal objetivo da vigilância das meningites, em função da mortalidade e da transcendência da doença.

A principal medida de controle a ser desencadeada nas Doenças Meningocócicas (DM) para reduzir o contágio e, consequentemente, o número de casos, é a notificação e investigação oportuna da suspeita aos contatos próximos do caso suspeito.
Para que seja possível evitar os sintomas da doença, é necessário a vacinação, que é realizada, por este motivo nos preocupamos tanto com a vacinação das nossas crianças e das campanhas que estão sendo realizadas para o conhecimento das famílias e responsáveis para que levem nossas crianças nos postos de saúde do município.

Sabemos que há outras medidas importantes para diminuir o contagio da doença como a higienização das mãos, higienização do ambiente, ventilação do ambiente, cuidado com os alimentos, mas tudo isso precisa ser levado para a população, seja através de redes sociais ou cartazes nas unidades de saúde.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilMANOEL JARDIM DA SILVEIRA:44146523087
25/05/2023 13:09:53
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JAQUELAINE VASCONCELOS DE ABREU em 25/05/2023 ás 13:09:36.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 025d7469eb69c40508575aa7cdf62724.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 170665.