Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 015/2015 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver.ª Claudinha Jardim DEM 02/03/2015

A Vereadora que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através de sua Secretaria competente informe o que segue:

Existe um projeto para a implementação de uma ciclovia que interligue a rua lateral paralela a BR 116 até a Avenida Ismael Chaves Barcelos, passando pela Avenida Lupicínio Rodrigues e, da rua lateral paralela a BR 116 até o Centro da cidade passando pela Avenida Nestor de Moura Jardim?

Caso ainda não exista um projeto, existe viabilidade de um estudo para implementação da ciclovia acima referida?

 JUSTIFICATIVA:

Justificamos este requerimento levando em consideração fatores sociais, ambientais e sustentáveis, além de ser uma proposta que vai ao encontro aos anseios da população da Zona Norte da cidade, dos bairros Cohab e Santa Rita.

Sabemos que nos bairros da zona norte concentra-se uma parcela significativa da população de nosso município e, muitos, utilizam como meio de locomoção a bicicleta.

A construção de uma ciclovia que interligue a rua paralela a BR116 a esses bairros até a Ismael Chaves Barcelos e também até o Centro da cidade via Nestor de Moura Jardim, além de incentivar o uso desse meio de transporte fará com que os usuários tenham maior segurança na sua mobilidade.

Para cada dólar gasto com a construção de ciclovias segregadas, as cidades podem economizar até US$ 24, graças à redução de custos com saúde, poluição e tráfego, de acordo com um estudo divulgado por pesquisadores da Nova Zelândia para a revista norte-americana científica Environmental Health Perspectives, do Instituto Nacional de Ciências de Saúde Ambiental.

Repensar a Mobilidade Urbana de nossa cidade a fim de permitir uma Mobilidade Urbana Sustentável é de suma importância para um desenvolvimento econômico consciente. Econômico, saudável e sem gerar emissões de gases na atmosfera, o uso da bicicleta para mobilidade urbana não tem contraindicação. 

Os custos sociais e os benefícios da bicicleta, já comprovados e perceptíveis, necessitam de políticas públicas eficazes e modelos dinâmicos, que permitam que as pessoas façam essa opção.

Muitas pesquisas sustentam que andar de bicicleta nos faz mais felizes, mais saudáveis e até mesmo aumenta a lucratividade de negócios locais, e investimentos em infraestrutura cicloviária podem trazer retornos financeiros para as cidades em longo prazo, além do bem-estar físico, social e ambiental.

Quanto maior o número de pessoas que andam de bicicleta, maior a redução de custos de cuidados de saúde. O incentivo do uso da bicicleta necessita de condições de trafegabilidade e, para tanto, solicitamos ao Executivo Municipal que analise a possibilidade de construção de uma ciclovia em toda a extensão da Avenida Lupicínio Rodrigues. O deferimento e a execução dessa proposta tem muito a contribuir para a Comunidade Guaibense.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por CLAUDIA PELEGRINO JARDIM PEREIRA em 25/02/2015 ás 19:45:31.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 3b89cad45f7f877adcb20916e9dc4254.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 15572.