Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 057/2023 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista PSDB 22/02/2023

O Vereador que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através de sua Secretaria competente informe o que segue:

01 - Quantos agentes comunitários têm em nosso município atualmente para a prevenção e combate aos focos de mosquito?      
02 – Como é calculada a quantidade de agentes necessários para o atendimento em todos os domicílios? 
03 – Quantos focos de mosquitos foram encontrados em nosso município nos últimos 6 meses?      
04 – Quando foi a última aplicação de inseticida em Guaíba? Qual o bairro?    
05 – Existe um cronograma de aplicação do mesmo? Se sim, solicito cópia. Caso não exista programação é possível que esta seja realizada?   
06 – Qual a possibilidade de incluir spray inseticida e repelentes nas cestas básicas entregue para as famílias inscritas no cadastro único, principalmente para famílias que possuem crianças e idosos?

Justificativa:

Realizamos estes questionamentos com o intuito de receber informações de tamanha importância para a nossa população, são assuntos de segurança, de saúde pública da nossa comunidade.

Sabemos que a altas temperaturas contribuem e muito com a aparição de mosquitos transmissores de doenças, o que causa grande medo na população e por este motivo precisamos estar atentos, prevenindo e atuando para diminuir cada dia mais e combater de vez com os focos de mosquitos que há em nosso município, para isso é necessário trabalho árduo, uma boa comunicação e comprometimento por parte dos agentes e do Executivo Municipal para com os nossos munícipes.

O serviço do agente comunitário é de extrema importante, tanto para o encontro dos focos de mosquitos, quanto para instruir a população dos cuidados necessários para prevenir a proliferação desses transmissores de doenças, por este motivo questionamos se estamos trabalhando com a quantidade suficiente de agentes para que o serviço seja realizado com eficácia e se os mesmos encontram-se em segurança com os equipamentos necessários.

Em relação a população infelizmente diversas famílias gastam de seus próprios bolsos valores altos com inseticidas comuns para tentar combater os diversos mosquitos de sua residência, mosquitos inofensivos mas também entre eles podem estar os transmissores de doenças, por este motivo precisamos estar atentos e o município precisa estar realizando certinho o serviço de pulverização para eliminar estes mosquitos, seja dos valões, das áreas de muito mato, são diversos bairros do nosso município que possuem locais propícios para os mosquitos.

Precisamos que estes serviços estejam em dia para garantirmos maior segurança para os nossos munícipes e para isso contamos com a costumeira atenção do Executivo Municipal para estes esclarecimentos.

Em relação a doação de repelentes e spray inseticida para as famílias mais vulneráveis é justamente por serem produtos de alto valor, que acabam ficando inviáveis para as famílias carentes adquirirem. Conversamos com algumas famílias no bairro Logradouro e as famílias reclamaram da quantidade de mosquitos e a falta de dinheiro para poder comprar estes produtos para garantirem a segurança de suas famílias, por este motivo solicitamos que seja analisada esta possibilidade a fim de prevenir picadas de mosquitos transmissores.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilMANOEL JARDIM DA SILVEIRA:44146523087
16/02/2023 14:04:45
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JAQUELAINE VASCONCELOS DE ABREU em 16/02/2023 ás 14:04:05.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação d3d7dd01ad37a51a2ae786d064c77e8a.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 153782.