Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 800/2022 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista PSDB 18/10/2022

O Vereador que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através de sua Secretaria competente informe o que segue:

  1. Existe projeto para revitalização da Ilha da Pólvora conhecida também como Ilha Pedras Brancas?
  2. Se resposta afirmativa, qual é o projeto de revitalização? O que o município pretende realizar no local?
  3. Essas mudanças irão preservar o que ainda existe ou irá modificar e modernizar o espaço, como por exemplo, instalação de área gourmet como foi citado anteriormente por outros gestores do nosso município?
  4. Existe a possibilidade de manter o local do jeito que está, apenas realizando limpezas periódicas, melhorias, em caso de necessidade de obra apenas algo que faça com que se preserve por mais tempo as estruturas que o local já possui, a fim de garantir por longos anos visita ao local para conhecimento da sua história?
  5. Há possibilidade de instalação de uma placa com QR-Code para que os visitantes através de um acesso rápido ao celular já tenham acesso a grande história que a ilha possui?
  6. Existe possibilidade de aproveitar uma parte dos dois milhões enviados pelo governo do Estado para a construção do píer da nossa orla do Guaíba, para que seja realizado também um píer de acesso a ilha, considerando que o atual píer de madeira está em péssimas condições?

Justificativa:

   A Ilha Pedras Brancas, conhecida também como Ilha da Pólvora ou Ilha do Presídio, carrega consigo grandes histórias, em cada um de seus 4,5 mil metros quadrados há com certeza muita história vivida naquele local. Cronologicamente segundo estudos em 1857 a Casa Pólvora foi construída pelo Exército Imperial, em 1930 é abandonada pelos militares, em 1950 passa a ser laboratório de pesquisa para vacina contra a peste suína, em 1956 é transformada em prisão, em 1964 presos políticos são enviados para o local, em 1973 o presídio é desativado pela primeira vez, em 1980 é reativado o presídio e 1983 é desativado novamente.

   Depois de tanta história em 2005 a Prefeitura de Guaíba é autorizada a explorar a ilha, em 2010 o Governo do Estado amplia a cedência por mais 25 anos, e a partir disso é inevitável que a gente se preocupe com o local, é preciso haver preocupação com a história que foi vivenciada ali naquele local, precisamos ensinar as nossas crianças sobre os acontecimentos passados, mas mais do que isso, temos o poder de fazer a nossa parte para que possamos mostrar uma parte da historia ainda de pé, ainda materializada.

   Por estes motivos que nos preocupamos com o projeto que o Executivo idealiza para o local, pois não é um local que as pessoas querem ir para fazer uma happy hour, mas sim um local de lazer, de curtir a natureza, de analisar o local e conhecer mais da história vivida ali, quem teve o prazer de ir à ilha entende o que queremos dizer, não é um local para ser modernizado, nem para perder as suas características principais, mas sim um local para ser preservado, cuidado, zelado e claro para que sejam realizadas limpezas e melhorias apenas para segurança e melhor circulação dos visitantes.

   Uma das principais melhorias a ser na realizada na ilha é a construção de um novo píer, é uma prioridade para o local, pois o local é visitado por turistas de diversas regiões e atualmente utilizam para entrada na Ilha um píer bem precário que está um tanto quanto tombado para o lado e com diversas madeiras quebradas, colocando em risco a vida dos que chegam para visitar o local.

   Além disso, acreditamos que a instalação de uma placa com QR-Code contado a história da ilha, seria de muito uso para os visitantes, pois muitos visitam de forma particular com suas próprias lanchas, barcos, Jet ski, caiaque, entre outros e não conhecem a história verídica e melhor detalhada do local.

   Considerando o espaço ser uma riqueza na nossa natureza e um local rico em história, contamos com os nobres pares desta casa legislativa para aprovação desta proposição e um retorno rico em informações por parte do nosso Executivo Municipal.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilMANOEL JARDIM DA SILVEIRA:44146523087
11/10/2022 16:44:02
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JAQUELAINE VASCONCELOS DE ABREU em 11/10/2022 ás 15:28:32.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação e9835b17a1d7220605ccadf9d4627d3d.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 139446.