Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 727/2022 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Bancada do Solidariedade Solidariedade 27/09/2022

    A Vereadora que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através de sua Secretaria competente informe o que segue:

  Devido ao grande aumento de número de crianças diagnosticadas com o transtorno do espectro autista (TEA),aqui no nosso Município, questiono:

  • Há por parte do Município algum estudo voltado a implementação de ferramentas (cursos e capacitações) a pais que possuem filhos com transtorno espectro autista (TEA), aqui no nosso Município?
  • Caso positivo, solicito cópia.
  • Caso negativo, é possível realizar esse estudo?
  • Como funciona quando as escolas identificam nas crianças o transtorno espectro autista (TEA)?
  • As escolas possuem números de monitores suficientes, preparados e capacitados para o acompanhamento dessas crianças com transtornos?

Justificativa:

         O autismo é uma síndrome complexa tanto a nível  de diagnóstico quanto de tratamento.

        De acordo com diagnósticos, o autismo  afeta vários aspectos da comunicação, além de influenciar também no comportamento do indivíduo.

        Além de encontrarem dificuldades com o tratamento, segundo especialistas, as mesmas acabam sendo discriminadas não tendo o acesso à serviços que favorecem em condições de igualdade e inclusão social.

       Devido ao longo período que os pequenos ficam nas escolas, os sinais de autismo são primeiramente identificados no cotidiano escolar, seja na interação com os colegas ou até mesmo no desenvolvimento cognitivo. Logo surgem várias dúvidas sobre diagnóstico, como relatar à família, como lidar com os comportamentos e, principalmente, como incluir essa criança na rotina da escola.

        Pensando neles e nos familiares, apresentamos esse requerimento.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilLETICIA OLIVEIRA DA ROSA:00298136031
21/09/2022 18:43:42
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por TATIANE CONCEIçãO DOS SANTOS MACHADO em 21/09/2022 ás 18:43:23.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 065e069f3e46dd30b1805315043374c3.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 136584.