Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 088/2014 ESPÉCIE: Moção

Proponente: Partido: Sessão:
Bancada do PP, Bancada do MDB, Bancada do DEM, Bancada do Cidadania, Bancada do PRD, Bancada do PT, Bancada do PROS e Bancada do Solidariedade PP, MDB, DEM, CIDADANIA, PRD, PT, PROS e Solidariedade 08/04/2014

         A Bancada do Partido Progressista juntamente com todas as Bancadas com assento nesta Casa  Legislativa solicitam à Mesa Diretora que, após trâmites regimentais, envie correspondência a FIERGS / SENAI  do Estado do Rio Grande do Sul uma moção de apoio para uma futura sede com permanência no Município de Guaiba, tendo em vista que o FIERGS / SENAI é de suma importância para população trabalhadora que não tem condições de pagar cursos particulares, e também uma necessidade eminente, pois as grandes empresas carecem de mão de obra qualificada, tendo que buscar em outras cidades. Sendo assim, o Legislativo Municipal fica a disposição das autoridades para maiores esclarecimentos.

 

Justificativa

SENAI

Apresentação

Integrante do Sistema FIERGS, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), foi criado em 1942. É uma entidade de direito privado, que tem como objetivo promover o desenvolvimento e o aprimoramento da indústria nacional. Atua na capacitação de profissionais e no aperfeiçoamento dos produtos e processos das indústrias, por meio de cursos e serviços técnicos e tecnológicos. No Rio Grande do Sul, o Departamento Regional do SENAI localiza-se na cidade de Porto Alegre. Administrado nacionalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelas Federações das Indústrias nos Estados, o SENAI é normatizado por um conselho nacional e por conselhos regionais, que definem a política de atuação da entidade. No Rio Grande do Sul, o SENAI dispõe de 164 pontos de atendimento, classificados como: Faculdade de Tecnologia, Centros Tecnológicos, Escolas, Centros e Agências de Educação Profissional. O SENAI-RS trabalha na forma de Rede, as Unidades Operacionais auxiliam-se mutuamente na busca de soluções integradas para atender as demandas das diversas áreas de atividades industriais.

 Serviços Técnicos e Tecnológicos

As atividades na área de Serviços Técnicos e Tecnológicos priorizam o acesso à tecnologia como forma de promover o desenvolvimento das empresas, apoiando o seu crescimento e a inovação de seus produtos e processos.

 Cidadania, Educação e Inclusão

A Responsabilidade Social no SENAI-RS é contemplada de forma sistemática e se expressa amplamente em sua missão, que destaca a contribuição para o desenvolvimento sustentável e a promoção da educação para o trabalho e cidadania. 

Portadores de deficiências, jovens em situação de risco social, trabalhadores excluídos da vida produtiva, indígenas e presidiários são alguns dos grupos atendidos nas ações de capacitação profissional do SENAI-RS. Os programas sociais desenvolvidos pela instituição têm abrangência regional e proporcionam aos indivíduos excluídos da vida econômica e social a oportunidade de ingressar ou reingressar na vida produtiva, resgatando sua cidadania e dignidade. 

 Indústria de Talentos

Com o objetivo de colocar profissionais qualificados à disposição das indústrias do Rio Grande do Sul, o SENAI-RS conta com um banco de currículos de alunos e ex-alunos. 
Dessa forma, possibilita o intermédio entre as empresas interessadas em contratar recursos humanos qualificados e os alunos que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.
Para ingressar no banco de currículos acesse o site Indústria de Talentos e cadastre o currículo a partir do número do CPF, ou solicite o formulário de cadastro na secretaria das unidades do SENAI-RS.
Esse serviço é totalmente gratuito para os alunos e para as empresas que consultam.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por ROGERIO TRINDADE COMBY em 01/04/2014 ás 19:04:57.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 64410ffdcaa874584cd32cc66b5703bd.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 1339.