Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 549/2022 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista PSDB 02/08/2022

O vereador que ao final subscreve, requer a Mesa Diretora após trâmites regimentais, envie correspondência ao  Executivo Municipal, Ministério Público e ao Conselho Tutelar  para que da respondam o que segue:

Quanto aos adolescentes Guaibenses envolvidos com consumo e com os crimes de tráfico de drogas  com medidas protetivas que são encaminhados para as  casas de acolhimento do município:

01 -  Não seria razoável o Ministério Público e o Conselho Tutelar tomar as providências cabíveis encaminhando estes adolescentes com medidas protetivas para casas de acolhimento ou em instituições de outros municípios, como prevenção?

02 – De quem é a responsabilidade quanto a segurança das crianças e funcionários das casas de acolhimento do município?

03 – Há medidas socioeducativas para crianças e adolescentes, bem como um projeto que oriente os profissionais  de maneira que venha  esclarecer alguns pontos sobre a realidade do serviço em que atuam, principalmente sobre a prevenção e segurança?

04 - Existe a possibilidade de separação destes menores com medidas protetivas por envolvimento com tráfico de drogas das demais crianças nas casas de acolhimento?

Justificativa:

É evidente que tal entendimento, embora embasado nas Leis, não se coaduna com os ideais de bom e justo, deveria ser interpretada à luz de princípios que se aproximem do direito de todos.

Para se ter uma ideia da importância do tema aqui tratado, há estatísticas que o número de casos de tráfico de drogas cometidos por adolescentes que buscam medidas protetivas aumentou.

É necessário estruturar uma melhor discussão no que tange o assunto, percebe-se que alguns funcionários e colaboradores destas instituições trazem um sentimento de insegurança, medo e ansiedade.  Alguns pontos sobre a realidade do serviço em que atuam, onde há em um mesmo local um serviço com adolescentes em medida de proteção e alguns deles ameaçados, também há crianças e inocentes,  neste caso, ações preventivas são fundamentais.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilMANOEL JARDIM DA SILVEIRA:44146523087
26/07/2022 15:33:35
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JOSEANE DA SILVA ALVES em 26/07/2022 ás 15:29:49.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 1f3197992c883b7ca87c2ef57ac8bed4.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 128567.