Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 544/2022 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver.ª Carla Vargas UB 02/08/2022

A vereadora que este subscreve requer que o Executivo Municipal, através de sua Secretaria competente informe o que segue:
A atual gestão tem conhecimento e, em caso afirmativo, vislumbra implementar em Guaíba o “Programa Doadores do Futuro”?

Justificativa:

 O objetivo do “Programa Doadores do Futuro” é o investimento no potencial educacional formando cidadãos conscientes de seu papel social como agentes transformadores, o Programa Doador do Futuro é um trabalho educativo, contínuo e sistemático sobre a doação de sangue, junto a entidades de Ensino da rede pública. O Projeto ganha força através da educação, de informação, orientação e conscientização sobre as questões relacionadas ao sangue, a doação voluntária, as doenças hematológicas e principalmente sobre a importância do ato de doar sangue.
Existem, em nossa cidade, centenas de doadores de sangue voluntários que, no anonimato, ajudam a salvar vidas com seu próprio sangue. São estes heróis sem medalhas que fazem o bem sem olhar a quem, e só são lembrados quando alguém precisa deste precioso líquido que corre nas veias. Quantas vezes deixam o trabalho, o aconchego da família, o lazer programado merecidamente, para fazer este gesto de solidariedade. Até porque, a qualquer momento, a necessidade de sangue, pode ser de qualquer um de nós, em situações de urgência ou emergência, como por exemplo, em acidentes. Essa sensibilização, vale lembrar, é fundamental, uma vez que não existem formas de substituir o sangue proveniente da doação para atender a pacientes com problemas diversos, como anemia, distúrbios de coagulação, entre outros.
A intenção deste projeto, já praticado em alguns outros municípios, é a produção de trabalhos e incentivo ao ato de doar sangue, de forma a multiplicar o número de doadores, pois uma simples doação de sangue pode salvar muitas vidas.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilCARLA JOSIANE VARGAS REBELLO:68256841087
22/07/2022 16:19:53
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por THAMIRES KRUGER ALVES JUNQUEIRA em 22/07/2022 ás 16:19:25.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 645eb1be7fe36145c840b9ccc89b4817.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 128267.