Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 395/2022 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista PSDB 07/06/2022

O vereador que ao final subscreve, solicita ao Executivo Municipal, para que através de sua secretaria competente, responda o que segue: 

Recentemente uma comitiva da Prefeitura Municipal de Guaíba, composta entre outras pessoas, pelo Prefeito Municipal e pela Coordenadora da Mulher, esteve visitando Brasília. Diante disto, questionamos:

Quantas pessoas tiveram suas passagens subsidiadas pela Prefeitura de Guaíba nesta viagem?

Qual a função destas pessoas no organograma da Prefeitura Municipal de Guaíba?

Todas estas pessoas são funcionários efetivos/nomeados na Prefeitura Municipal de Guaíba?

Qual o valor total pago para esta viagem, considerando os valores das passagens somado às diárias para todos os representantes do município? 

Justificativa:

Sabemos o quanto a busca por valores Federal é importante para o desenvolvimento de um município, mas muito nos intriga as viagens que vem acontecendo para Brasília, às fotos divulgadas com ótimas notícias à população, porém, na prática não se percebe a aplicação do que se divulga.

Basta sairmos nas ruas ou abrir as redes sociais para identificarmos inumeros défits em diversos setores públicos, sendo o maior exemplo destes a saúde e educação.

No último mês temos percebido muitas ações que supostamente estão onerando os cofres do município, com pouco ou nenhum resultado significativo. Cito: gasto de 288.000,00 (duzentos e oitenta e oito mil reias) com aluguél de prédio para educação na Sete de Setembro, 17.400,00 (dezessete mil e quatrocentos reis) com aluguél de duas salas comerciais também na Sete de Setembro para educação. Valor gasto com educação, com toda certeza é muito importante, mas não desta forma, e que até o momento não se apresentou nenhum motivo plausível para o alto gasto com aluguéis, porque não se gastar esses mais de 300 mil reais com compra de vagas nas escolas de ensino infantil, já que tantas crianças ainda estão na fila de espera, do que, deveria ser garantia fundamental as famílias.

Outros exemplos são os 3.000,00 (três mil reais), mensais por membros do CAF, que totalizará 15.000,00 (quinze mil reais) por mês que está tramitando através de um projeto do Executivo, que poderia ser dividido e gasto com os enfermeiros e profissionais da saúde, que estão incansáveis atuando na linha de frente e não são valorizados como deveriam.

Diante do exposto, não nos parece muito justo com a população de Guaíba, que muitas vezes não tem o valor do transporte público para procurar emprego, para se deslocar ao Pronto Atendimento ou para qualquer outra dificuldade, ficarem assistindo de camarote as fotos divulgadas em redes sociais, não apenas do Prefeito, mas de toda uma comitiva, se deslocando para Brasília, sem, até o momento demostrar as formas de custeio desta viagem, não queremos acreditar que todos tenham ido com dinheiro público, “dinheiro do povo”. Sendo assim, aguardamos a resposta breve e transparente, como deve ser.  

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilMANOEL JARDIM DA SILVEIRA:44146523087
01/06/2022 18:14:28
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JOSEANE DA SILVA ALVES em 01/06/2022 ás 18:13:56.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 7057f21458463b470fd3c570854e4067.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 121327.