Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 353/2022 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Alex Medeiros PP 24/05/2022

O Vereador que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Saúde informe o que segue:

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais, popularmente também conhecidos como postos de saúde, são locais onde o cidadão pode receber os atendimentos gratuitos essenciais em saúde da criança, da mulher, do adulto e do idoso, além de odontologia, requisições de exames por equipes multiprofissionais e acesso a medicamentos.

Baseado neste breve relato, questiono:

- Qual a possibilidade real para a instauração de um projeto para a construção de um Posto de Saúde que beneficie a população dos bairros Alvorada, Ermo e Cel Nassuca?

Justificativa:

 Prover ações e serviços para a atenção integral à saúde da população, com qualidade, por meio de redes de atenção resolutivas, gestão eficiente dos recursos e desenvolvimento regional é obrigação do estado. Os principais serviços oferecidos pelas UBSs são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.  Justifica-se a proposição, pela urgência que se faz da implantação de um Posto de Saúde para atender essas comunidades, cabe salientar que são bairros populosos e muitas  pessoas com dificuldade de locomoção, cadeirantes e Idosos.                                                         A maior necessidade é desafogar nosso Pronto Atendimento que está sobrecarregado por se localizar perto dos bairros citados e acaba sendo utilizado como posto de saúde.                                                  Por tais razões, contamos com a compreensão dos pares e submetemos o presente requerimento a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilALEX SANDRO MEDEIROS DA SILVA:95381473087
16/05/2022 16:07:15
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por FERNANDA DOS SANTOS GARCIA VIEIRA em 16/05/2022 ás 13:39:11.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 47199ad6472e104bd1b9975320ca529e.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 119307.