Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 509/2014 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver.ª Claudinha Jardim DEM 30/09/2014

A Vereadora que este subscreve, solicita à Mesa Diretora, a concessão do Título de Cidadã Guaibense a professora e escritora VERA SALBEGO, de acordo com a lei 1145/93. 

Justificativa

A professora, poetisa, escritora, consulesa, delegada e ativista cultural Vera Salbego, é natural de Uruguaiana/RS. Formada em Letras (PUC), e Pós-Graduada em Psicopedagogia. Professora do Ensino Médio e Fundamental nas redes pública Estadual e Municipal, atualmente está aposentada na área da Educação, na qual encerrou suas atividades nas Escolas: Ruy Coelho Gonçalves (Estadual) e Santa Rita de Cássia (Municipal). Vera escolheu Guaíba para residir há 28 anos, onde dedicou-se a arte de ensinar e escrever, levando o nome do município em atividades de renome nacional e internacional.

O mundo dos Livros, da Arte e da Cultura

Estreou na literatura em 1985, ainda em sua cidade natal, com participação pelo Clube de Poetas Uruguaianenses. Participou de diversas antologias nacionais e internacionais com prêmios de publicação, sendo referência e levando o nome de nosso município.

Vera foi Menção Honrosa no Concurso Nacional Mário Quintana, na cidade de Alegrete/RS. Autora dos livros “Vitrine do Coração” (2004), “Caminhos” (2006) – estes lançados na Feira do Livro de Porto Alegre/RS, lançará sua mais recente obra na Feira deste ano. Cineasta com dois curtas premiados em festivais, em Porto Alegre e Guaíba (Sonhos e Lendas, 2003), (Silêncio, 2004). Vera também é autora do hino da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia (Guaíba). Participa da AGES (Associação de Escritores Gaúchos), é membro da Academia e Sala de Poetas e da Casa do Poeta Rigrandense além dos Escritores Virtuais, com publicações também nos espaços virtuais Recanto das Letras, Poetas del Mundo, Revista Paralelo 30, dentre outros.

Em dezembro de 2006 Salbego recebeu diploma por sua contribuição no desenvolvimento da cultura na grande Porto Alegre, do jornal Revolução Cultural. A professora Vera Salbego é representante da cidade de Guaíba como consulesa de “Poetas del Mundo”. A autora escreve para o jornal letras Santiaguenses. Em 2007 participou da edição de um livro da Secretaria Municipal de Educação de Guaíba com o livro de projetos (projeto de incentivo a leitura).

É responsável pela revista poética “Duplicidade” juntamente com a poetisa Carmen Laranjeira e membro da Academia Portoalegrense de Letras como correspondente da cidade de Guaíba. A escritora também é membro da Academia Cabista de Letras e Ciências, do Arraial do Cabo/RJ, como correspondente da cidade de Guaíba. Recebeu a Comenda LOBO DA COSTA, em maio de 2012, pelo Partenon Literário, da Academia de Letras e Artes de Porto Alegre.

Acadêmica Imortal, Patronesse Perpétua de Cadeira Patronímica da Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande, Rio de Janeiro. Recebeu a  Medalha Leonardo da Vinci outorgada pela Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências – ANBA em 2012.  A poetisa é Delegada do Rio Grande do Sul da FEBACLA (Federação Brasileira de Academias de Arte, Letras e Ciências).

Reconhecimento Internacional

Embaixadora da Paz/Uruguaiana e pela CERCLE UNIVERSEL DES AMBASSADEURS DE LA PAIX SUISSE/FRANCE REBRA-Rede de Escritoras Brasileiras, recebeu o Título de EMBAIXADORA DA PAZ - OREF/FEBACLA Entidade Acadêmica Signatária do Pacto Global da ONU – com a Comenda Maria Quitéria/FEBACLA/RJ, Dama Grande, OFICIAL NA SOBERANA ORDEM EQUESTRE PRÍNCIPE DA PAZ,  das mãos do Venerável Chefe da Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, Grão Mestre Soberano Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho,  e  diploma Personalidade de 2012/FEBACLA como Doutora Honoris Causa em Literatura, concedido pelo Centro de Formação Teológico Úlfilas, recebido em 22 de março de 2013, no Rio de Janeiro.

Vera Salbego recebeu o Diploma Mérito Empreendedor Artístico Empresarial e Esportivo, Prêmio Literarte de Cultura, em 2013, na cidade de Foz do Iguaçu. Recebeu também o Prêmio LUSO-BRASILEIRO como Melhor Constista entre Brasil e Portugal,em 2013, na cidade do Rio de Janeiro, pela  ANLPPB (Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro) Cadeira 67.

Obras

Antologia das Cidades Brasileiras/1984; Antologia Internacional de Poesia./1986; Vôo Independente/2002; Vitrine do Coração/2004; Prosa e Versos - Palavras, Som e Fúria/Conto, Poesia e Crônica 2006; Caminhos/2006; Livro De Projetos Educacionais/Prefeitura Municipal de Guaíba-2007; Sinfonia de Amor. E-book -Vozes & Vocci Antologia Bilingue Italiano/Português.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por CLAUDIA PELEGRINO JARDIM PEREIRA em 25/09/2014 ás 16:01:48.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação fd2e7acd68e2b8437192c83733ed48d7.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 11868.