Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 499/2014 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista PSDB 30/09/2014

O vereador que abaixo subscreve, requer a Mesa Diretora que, após tramitação  regimental, sejam solicitadas informações ao Executivo Municipal  para que através da secretaria competente responda o que segue.
01)  O QUE O EXECUTIVO MUNICIPAL ESTA FAZENDO PARA ENFRETAR A TUBERCULOSE E A  AIDS EM NOSSO MUNICÍPIO?

Justificativa:

De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, Guaíba é a terceira cidade do Rio Grande do Sul em incidência de tuberculose (número de casos por 100 mil habitantes).
A Tuberculose no município de Guaíba, é  um caso sério de Saúde Pública, de acordo com as estatísticas, em 2009, Guaíba estava na sétima posição no ranking de incidência da doença no Estado, já em  2013, ficou na terceira posição, com 87 casos confirmados. O que é pior este número pode ser maior e  esta aumentando a cada ano.
Guaíba também aparece na terceira posição em incidência de Aids entre as 496 cidades gaúchas.
Os trabalhos  dos profissionais da área é intenso para combater e diante disso estão  achando mais tuberculosos e Aidéticos  e consequentemente tratando.
Casos demonstram que os bairros de Guaíba com os maiores números da doença são Cohab/Santa Rita, Moradas da Colina e São Jorge. No entanto, há casos espalhados por toda a cidade.
Conforme informação da Enfermeira do  Programa Municipal de Controle da Tuberculose Serviço de Tisiologia US,  Maria de Fátima,  existem 15 municípios no Rio Grande do Sul, a maioria na Região Metropolitana de Porto Alegre, que registram entre 70% e 80% dos casos em todo o Estado, com isso, recebem atenção prioritária e o que é importante Guaíba é o município que mais cura, chegando a 69% (2012). E um dos maiores problemas enfrentados para não alcançar a cura é o abandono do tratamento, que tem duração de seis meses a um ano.
Os casos de tuberculose que são transmissíveis pelo ar são a pulmonar e a laríngea, portanto as que mais preocupam as autoridades porque  os lugares com pouca ventilação e grande concentração de pessoas favorecem a transmissão da doença. Guaíba esta passando por grandes transformações,  grandes obras, muitos gente chegando é importante um amplo trabalho preventivo.
Precisamos garantir a realização dos exames de acompanhamento, é prioridade interromper a cadeia de transmissão da doença, muitos desistem do tratamento por ter condições financeiras para locomoção.
Os  Guaibenses precisam conhecer as estatísticas para se prevenir, tomar mais cuidado e isto  só vai acontecer se todos tomarem conhecimento da realidade que enfrentamos.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JOSE H. RAPHAELLI DE QUADROS em 25/09/2014 ás 14:06:15.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 348a9b660e2ff37ca10dfdfca216f3f7.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 11838.