| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O Vereador que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Saúde informe o que segue: A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) responsável por coordenar e executar a Política Nacional de atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão e atenção a Saúde Indígena no Sistema Único de Saúde (SUS). Portanto: 1 - Esse Programa do Governo Federal, vem sendo utilizado para o atendimento Indígena em nosso Município ? 2 - Se SIM; Quantos Indígenas vem sendo atendidos pelo SESAI em Guaíba ? 3 - Qual o valor que a Secretaria de saúde do Município tem captado do Governo Federal para a saúde Indígena ? 4 - Existe algum Planejamento por parte da Secretaria de Saúde do Município, sendo adotado para com a saúde Indígena ? JUSTIFICATIVA:Criada desde 2010 pelo Governo Federal, A Secretaria Especial de Saúde atende mais de 755 mil Indígenas aldeados em todo Brasil. A SESAI conta com 14.600 mil profissionais de saúde, sendo 46% indígenas, onde a função é planejar, incentivar, coordenar, orientar, monitorar e promover á atenção primária à saúde, respeitando as especificidades epidemiológicas e socioculturais destes povos. Desse modo, entendendo que a criação do SESAI é de suma importância para dar o suporte aos Estados e Municípios na questão da saúde dos povos indígenas. Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:![]() 18/04/2022 19:38:28
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Documento publicado digitalmente por em 12/04/2022 ás 20:13:26.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação e3a32455d0351f1dc1b34993110b14de. A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 115385. |