Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 180/2022 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Alex Medeiros PP 12/04/2022

O Vereador que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através da Secretaria da Infraestrutura e Serviços Públicos, Vigilância Sanitária, bem como o Setor de Endemias, informe o que segue:

1. Qual a possibilidade de se realizar desassoreamento, limpeza, roçada e poda de árvores no valão da Cohab/Santa Rita?

2. Qual a possibilidade da utilização de produto com composição orgânica, larvicida, não prejudicial a saúde humana, para eliminar a proliferação de mosquitos no valo da Cohab/Santa Rita e Ipê, bem como em diversos outros valos dos demais bairros de Guaíba, tendo em vista ser causa de transmissão de diversas doenças?

3. Sabendo-se que o larvicida já foi adquirido pela Prefeitura e que os agentes de endemias já receberam o curso e treinamento, questiona-se porque não foram aplicados? Por qual motivo? Se a população, o Prefeito e todos os Vereadores suplicam o início das aplicações.

JUSTIFICATIVA: 

O mosquito é o animal mais perigoso do mundo, carregando doenças que matam um milhão de pessoas por ano, como malária, dengue e febre amarela. Recentemente, o zika vírus, transmitido pelo Aedes aegypti, foi associado ao aumento de casos de bebês com microcefalia no Brasil. De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde em 2016, foram notificados 4.180 casos suspeitos de microcefalia até o momento. 

A Secretaria da Saúde (SES) emitiu nesta sexta-feira (25/03/22) um alerta epidemiológico sobre a dengue. “Os dados epidemiológicos apontam para um aumento de casos de dengue este ano em relação ao ano passado, tanto de notificações quanto de confirmações. A tendência é seguir até mais ou menos junho, que é o período sazonal da doença”, falou o biólogo do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Jáder Cardoso, durante reunião do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE)  Arboviroses, ocorrida na sexta-feira (25/03).

O Rio Grande do Sul registrou até o momento, em 2022, 2.252 casos confirmados de dengue, entre eles 2.031 autóctones (contraídos no próprio território de residência). As regiões do Estado mais críticas são as pertencentes às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) 1ª (Porto Alegre), 2ª (Frederico Westphalen) e 16ª (Lajeado). 193 municípios gaúchos notificaram casos suspeitos. Foi confirmada uma morte por dengue, em Chapada, e seis outros óbitos estão em investigação por dengue.

Há um grande esforço em curso para eliminar os criadouros do mosquito.

Não obstante épocas do ano mais quentes aumenta-se em muito a proliferação de mosquitos, os moradores do bairro Cohab sofrem com o excesso de mosquitos que é atraído em decorrência ao valão que está presente no local. Além de outros bairros que possuem valos, atraindo mais mosquitos e prejudicando a qualidade de vida dos munícipes de Guaíba. Segue abaixo explicação do fenômeno pela bióloga Sirlei Antunes Morais:

 

“O clima e a temperatura quente de algumas estações do ano de países tropicais favorecem as atividades fisiológicas e de comportamento dos insetos de maneira geral. Isto é, as fases aladas adquirem energia para o voo, reprodução e a alimentação tanto do açúcar das plantas como do sangue de animais e seres humanos”, diz a bióloga Sirlei Antunes Morais, especialista em Entomologia, Mestre e Doutora em Saúde Pública pela FSP-USP (Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo).

 

É obrigação do Poder Público, garantir a saúde de seus tutelados, no caso sob apontamento, os munícipes, devendo para tanto, criar medidas que garantam a redução do risco de doenças e de outros agravos. Segue abaixo artigo 196 da Constituição Federal colacionado:

 

Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

 

Desta forma estamos propondo por meio deste requerimento que seja utilizado produto para a eliminação destes insetos. Ressalta-se que na época do governo do ex-prefeito Nelson Cornetet, a Vigilância Sanitária fazia uso de produto efetivo no controle dos mosquitos, sendo pulverizado este produto em todos os valos de Guaíba, conseguindo conter com eficácia a proliferação dos mosquitos, razão pela qual viemos a presença do executivo municipal, requerer sobre a possibilidade da utilização deste produto, ou outro semelhante, não prejudicial a saúde humana, nos valos da cidade de Guaíba, em especial o valão da Cohab, para conter a proliferação dos mosquitos, que além de importunar, são nocivos à saúde humana.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilALEX SANDRO MEDEIROS DA SILVA:95381473087
28/03/2022 15:13:29
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por ANA PAULA VOGADO em 28/03/2022 ás 15:12:06.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação d411119f4684974b29bf2f635386e7d3.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 113228.

Adendo proposto por Ver. Tiago Green
Solicita a limpeza dos valos da Rua Marcilio Dias.

12/04/2022

Aprovado com Adendo por unanimidade
12/04/2022