Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 161/2022 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Alex Medeiros PP 05/04/2022

O Vereador que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através de sua Secretaria competente informe o que segue:

Qual a possibilidade do Executivo Municipal contratar um número maior de monitores (continuos) para a escola Inácio de Quadros de Guaíba, com o objetivo de atender a demanda de 16 alunos autistas e 2 cadeirantes, bem como outros alunos com necessidades especiais?

JUSTIFICATIVA:

A questão da inclusão educacional de pessoas com necessidades especiais permeia o universo nacional da Educação, em 1996. Ao longo dos anos, tal questão ganhou consistência na prática escolar e, em 2008, a inclusão destas pessoas nas escolas regulares finalmente ganhou uma formalização que propõe que o aluno especial esteja não só inserido nestas instituições, mas que seja alvo de ações pedagógicas específicas, promovidas em modalidade de atendimento educacional especializado, preferencialmente realizado no ambiente escolar ou em instituição referenciada à escola. Também, desde então, as regulamentações legais dentro do campo da Educação Especial Inclusiva ampliaram o leque do público considerado como público-alvo das práticas pedagógicas inclusivas e, desta forma, alcançou as pessoas com autismo. 

Neste cenário, houve a introdução de uma figura importante junto às práticas pedagógicas voltadas para estas pessoas - o monitor de inclusão.

Contudo, Guaíba ainda parece carente deste profissional, visto que surgem diversas demandas da população no sentido de que faltam estes profissionais para atender as necessidades dos alunos com necessidades especiais, especialmente na Escola Inácio de Quadros, que possui atualmente 16 crianças autistas e 2 cadeirantes, que precisam de monitores contínuos. Razão pela qual, buscamos neste requerimento, propor ao executivo municipal, a respeito da possibilidade de contratar mais profissionais monitores, em virtude da grande importância para a inclusão social destes alunos.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilALEX SANDRO MEDEIROS DA SILVA:95381473087
24/03/2022 11:17:10
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JOSE LUIZ AVELINE ZANELLA em 23/03/2022 ás 11:04:07.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 477f2945b18f90419218ec5682aa51d6.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 112660.