Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 113/2022 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Alex Medeiros PP 15/03/2022

O Vereador que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através de sua Secretaria competente informe o que segue:

A Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Territorial sobre a possibilidade de fazer um processo licitatório para uma empresa especializada em regularização fundiária ser contratada para o município encaminhar todos os projetos de regularização fundiária do Reurb de Guaíba, sendo IPE, COLINA, PEDRAS BRANCAS, NOVA GUAÍBA, SÃO JORGE e todos os demais bairros que haja mapeamento por parte da secretaria e diretoria de habitação, para que seja possível a regularização fundiária sem custos para os munícipes. 

JUSTIFICATIVA:

A regularização fundiária (RF) é o recurso/conjunto que inclui medidas jurídicas/administrativas (ambientais, sociais e urbanos), com o objetivo de regularizar os assentamentos irregulares quer das cidades, quer da zona rural. Portanto, constitui ação de fundamental importância para atuação nas áreas irregulares. Ressalta-se ainda que a regularização fundiária é o processo de intervenção pública, sob os aspectos jurídicos, físico e social, que objetiva a permanência das populações moradoras de áreas urbanas ocupadas em desconformidade com a lei para fins de habitação, implicando acessoriamente melhorias no ambiente urbano do assentamento, no resgate da cidadania e da qualidade de vida da população beneficiária.

A cidade de Guaíba possui diversos pontos, nos mais diversos bairros, onde muitas pessoas possuem residência em áreas irregulares, ou sem qualquer documentação. As áreas ou assentamentos irregulares se caracterizam pela precariedade de serviços públicos essenciais, pela presença de população com menor rendimento e nível de instrução, ocorrendo de forma desordenada e densa, em terrenos de propriedade alheia ou localizados em áreas de proteção ambiental, tais como nas margens de rios, estuários, encostas e topos de morro.

Desta forma, viemos a presença do Executivo Municipal em sua secretaria competente solicitar sobre a possibilidade da realização de processo licitatório para contratação de empresa especializada em regularização fundiária, pois é uma necessidade urgente em nosso município, pelas razões já expostas.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilALEX SANDRO MEDEIROS DA SILVA:95381473087
07/03/2022 11:24:13
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JOSE LUIZ AVELINE ZANELLA em 07/03/2022 ás 10:46:08.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação bda42939e5c219f5a837d15c7339178d.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 111152.

Adendo proposto por Ver. Alex Medeiros
Requer que a Mesa Diretora avalie a possibilidade de fazer um orçamento para estimar o valor que seria necessário para a execução dessa licitação

15/03/2022

Aprovado com Adendo por unanimidade com adendo proposto
16/03/2022