Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 057/2022 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Alex Medeiros PP 22/02/2022

O Vereador que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através de sua Secretaria de Turismo informe o que segue:

Qual a possibilidade de concessão de alvará para a Associação Náutica Florida, para a utilização da área verde e a enseada do antigo ancoradouro da Praça Florida, para se tornar, a primeira marina pública do Estado do Rio Grande do Sul?

JUSTIFICATIVA:

É conhecido que guaibenses procuram outras cidades aos arredores, como Porto Alegre, Eldorado do Sul, Viamão ou Tapes, para atender a demanda de acesso à nossas águas, ainda que estejamos em frente ao Lago Guaíba.

Acreditamos que investir em nossa cidade, é uma forma de valorizar a comunidade e a economia local, além de despertar o interesse da comunidade nos esportes náuticos, turismo, pesca esportiva e lazer, bem como, possibilitar abrigo e a integração mútua no meio náutico, sem contar nossa posição estratégica para resgates de embarcações e pessoas, que porventura necessitem de apoio de urgência nas proximidades por água do município.

Certamente esta união irá agir como uma espécie de catalisador, para revitalização do Balneário Florida, que foi muito frequentado até a década dos anos 70. Os espaços eram concorridos por veranistas nos fins de semana e feriados, que vinham de todo lugar, principalmente da capital, com embarcações naquela época movidas ainda a vapor. Durante a semana, havia quem curtisse a natureza no horário do almoço e ao fim da tarde em nossas águas.

Portanto, o Vereador Alex Medeiros em parceria com a Associação Náutica Florida, propõe através dos poderes Municipal e Legislativo, a concessão de alvará para utilização e administração da área verde e a enseada do antigo ancoradouro da Praça Florida; para se tornar, a primeira marina pública do Estado do Rio Grande do Sul.

Para isso, demandamos ao Município, manter de forma regular, serviços para o desassoreamento do antigo ancoradouro, limpeza das areias, praças, calçadas e podas das árvores de grande porte, a fim de conservar o local e evitar acidentes.

Contrapartida, tencionamos buscar parcerias para investimentos públicos e privados, com intuito de reestruturar a rampa de acesso às embarcações; compor um pequeno ancoradouro para aproximadamente 50 embarcações; manter vagas permanentes a disposição das forças públicas (Brigada Militar e Bombeiros Militares); instalação de um chimarródromo, container para depósito de caiaques, pranchas e material de salvatagem, com banheiros e chuveiros alocados; quiosque com churrasqueiras, bancos e lixeiras; criar um espaço multiuso para recebimento de feiras para pequenos produtores locais, artesanatos, exposição de artes ao ar livre, apresentação de artistas locais e feiras gastronômicas.

Futuramente uma das metas é buscar recursos do Ministério do Turismo, para investimentos mais contundentes na revitalização da orla, incluindo as praças de cada lado da enseada, fomentar o turismo náutico e projetos sociais ligados a esportes náuticos e educação ambiental.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilALEX SANDRO MEDEIROS DA SILVA:95381473087
10/02/2022 14:56:38
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JOSE LUIZ AVELINE ZANELLA em 10/02/2022 ás 11:05:33.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 6e689fe60a095eb63fc630b573118b15.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 108866.

Adendo proposto por Ver. Tiago Green
Requer cópia do projeto do Executivo para rampa de acesso para barcos do Bairro Florida

25/02/2022

Adendo proposto por Ver Alex Medeiros
Requer a realização de uma audiência pública para tratar desse assunto

25/02/2022

Aprovado com Adendo por unanimidade com adendos propostos
25/02/2022