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A presente emenda à Lei Orgânica tem a finalidade de incluir como currículo obrigatório nas escolas públicas municipais a disciplina de LIBRAS (língua brasileira de sinais) e educação musical. JUSTIFICATIVA O valor da escola deve sempre ser considerado, pois a educação é um dos pilares da sociedade e permite o desenvolvimento de um mundo melhor para o futuro. Em nossa vida, seu papel é inquestionável, já que sua contribuição vai muito além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, formando cidadãos e contribuindo com a transformação do meio social para o bem comum. Desta forma, entendemos que seria de grande importância a inclusão do ensino a Linguagem de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) e a Educação Musical nas escolas do município de Guaíba. Em relação a LIBRAS acreditamos na necessidade de ser currículo obrigatório nas escolas para tornar mais efetiva a inclusão social de pessoas surdas ou com algum tipo de deficiência auditiva, o projeto de lei Federal (PL 5.961/2019) determina a adoção da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no currículo escolar do ensino fundamental e médio. O ideal seria que, além dos professores, toda a sociedade aprendesse pelo menos um básico da linguagem de sinais. “As pessoas precisam valorizá-la enquanto língua, em vez de gestos ou mímica. Ela tem características próprias que a definem enquanto meio de comunicação e expressão da comunidade surda”, afirma a professora, que complementa. “Se é importante, assim como o inglês ou espanhol, por que não ser uma disciplina curricular para as crianças? Se for assim, no momento em que elas precisarem usar a Libras, será natural”. A estruturação da sociedade se inicia com a sua base, com suas crianças, aí que surge a importância deste Projeto de Lei. Em relação a Educação Musical Qual é a importância de se incluir educação musical no currículo escolar? Aulas de musicalização contribuem para desenvolver a sensibilidade, a expressão e o ritmo. As crianças também passam a ter “um ouvido mais apurado” para o universo sonoro e musical, reconhecendo sons que são mais harmoniosos. “O pensamento musical é rigoroso, mas permite a liberdade de resultados e soluções. Essa flexibilidade que a criança desenvolve ao fazer música é fundamental para ela trazer esse recurso para a vida, seja para resolver questões práticas do dia a dia ou questões lógicas”, explicou Marcelo Petraglia, coordenador de pós-graduação da Faculdade Rudolf Steiner. O estudo da música ainda favorece a concentração, a coordenação motora e a sociabilização entre os estudantes, sendo um excelente caminho para a transformação social. Sendo assim, este vereador proponente busca por meio deste Projeto de Emenda a Lei Orgânica para a inclusão como currículo obrigatório nas escolas as disciplinas de LIBRAS e de EDUCAÇÃO MUSICAL nas escolas de Guaíba. Por tais razões, contamos com a compreensão dos pares e submetemos a presente Emenda a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências. Guaíba, 01 de Fevereiro de 2022. Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:![]() 03/02/2022 18:15:55 ![]() 03/02/2022 18:42:19 ![]() 04/02/2022 16:01:43 ![]() 07/02/2022 17:23:34 ![]() 07/02/2022 18:43:34 ![]() 07/02/2022 18:48:11 ![]() 07/02/2022 19:44:55 ![]() 07/02/2022 19:53:48 ![]() 10/02/2022 13:48:37
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Documento publicado digitalmente por JOSE LUIZ AVELINE ZANELLA em 01/02/2022 ás 18:30:23.
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