Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 196/2021 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Ernani Chacrinha MDB 01/02/2022

O presente Projeto de Lei tem a finalidade de dar a denominação definitiva a uma rua do bairro Parque 35, Loteamento Guaíba Park

JUSTIFICATIVA

Prof. Eva Pereira dos Santos, 97 anos e 10 meses, faleceu dia 28/12/2020, no Hospital Ernesto Dorneles. Era natural de Tapes e, desde 1943,  quando casou com Atalante Santos que foi por muito tempo Delegado em nossa cidade, residia em Guaíba. 

Viúva desde 1967, nunca mais casou, pois dizia que Atalante era e seria seu amor por toda vida. Teve dois filhos, Manoel Francisco, já falecido, e Maria Magali. Teve três netos e cinco bisnetos, aos quais dedicou toda sua atenção e carinho. 

 Apaixonada pelo Magistério formou-se professora do Ensino Primário Rural ( Normal – 4 anos) e especializou-se no Curso Intensivo Agro Pedagógico ( 4 anos), trabalhando no município de Guaíba nas escolas Rurais: E.R. Almirante Tamandaré, E.R. Daltro Filho, E.R. Granja Carola e E.R. Professor Américo Braga, localizada na Fazenda Flor do Conde, junto ao Instituto de pesquisas Veterinárias “Desiderio Finamor”, na época 1° Distrito da cidade de Guaíba.

Assumiu a função de Diretora da Escola  Professor Américo Braga no Conde ( 1° Distrito de Guaíba),  em 01 de Agosto de 1960 , onde  ficou até se aposentar, em 1979, Foi a Diretora que mais tempo respondeu pela direção escolar de forma consecutiva 17 anos.

A professora Eva ou professora Evinha como era carinhosamente chamada pela comunidade escolar, é lembrada e respeitada por todos que tiveram a oportunidade de trabalhar,estudar e conviver com ela.

Também empenhou-se no crescimento escolar aproveitando a reforma do ensino que possibilitava a criação de mais series, lutou junto a autoridades para a ampliação de series, conquistando seu sonho em 1 de setembro de 1975, onde a escola Rural transformou-se em Escola de Ensino Fundamental de 1° a 8° series.   

Deixa para família um legado inestimável de Fé em Deus, solidariedade, integridade, valorização da família, dos amigos e da vida.

Seu legado através de depoimentos:

                                                   “ Dona Eva foi uma grande amiga, professora, diretora, mestra inspiradora de me tornar professora. Um dos seus maiores ensinamentos, que não foram poucos foi amar o Brasil, amor nossos pais, valorizar o sentimento de Patriotismo. Também se preocupava com a higiene, cuidados com a saúde e a importância da vacinação na infância.

Dona Eva a onde estiver receba meu eterno carinho e admiração Gratidão por tê-la em nossas vidas”

                                                     Luiza V. Vieira Sturzbecher

                                                     “Sans-Souci, em cada Lara,cada família , pois ela nos transformou nos encheu de sabedoria, de conhecimento e de amor. Sua firmeza, com generosidade, sua liderança com amorosidade, sua preocupação e sua dedicação nos serviram de inspiração. Aprendemos a educar e espalhar amor, seu legado ainda hoje é uma referencia e modelo a ser seguido por todos nós. A cada gestão fica um pouquinho dela, a preocupação incessante de sempre oferecer o melhor para os alunos, para os pais, professores e funcionários para toda a comunidade escolar.

Obrigado Diretora Eva!Obrigado por todas as sementes plantadas na Educação de cada criança que teve a oportunidade de tê-la como educadora.

Sua dedicação, podes ter certeza, rendeu muitos frutos e somos gratos pela escolha que fizemos e pela oportunidade de ter seguido os teus passos na educação”

                                                                 Liane Guimarães Fraga Marçal

Diretora da Escola Américo Braga (1992-1999)

                                                       “Dona Eva, como a chamávamos, foi ainda é uma inspiração para todos que à conhecem e tiveram a honra de tê-la como Diretora na querida Escola Américo Braga. Meus pais, que trabalharam na escola como zelador e merendeira a tinham como amiga e conselheira.

Parabenizo aqueles que tiveram a iniciativa de homenagear a professora Eva.

Uma mulher que entendia o verdadeiro empoderamento feminino pela competência, dedicação e trabalho em favor da educação.Uma mulher que marcou o seu tempo e sua geração. E que ficará sempre no coração de quem com ela conviveu”

                                                           Maria Terezinha Correia

Diretora da Escola Americo ( 200-2003/2007-2009

                                                  

Por tais razões, contamos com a compreensão dos pares e submetemos o presente Projeto de Lei a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.

Guaíba, 14 de Dezembro de 2021.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilLUIS ERNANI FERREIRA ALVES:26303620000
16/12/2021 10:37:11
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por RENATO PASSOS em 16/12/2021 ás 10:34:31.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação ca2431bbef7852cd192a50e93ad0f1c1.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 106382.