Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 193/2021 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Tiago Green CIDADANIA 07/12/2021

O presente Projeto de Lei tem a finalidade de conceder o Titulo de Cidadão Guaibense ao digníssimo Senhor Valmir Michelon.

 Natural da cidade serrana de Antonio Prado/RS, Valmir Michelon, passou a infância na área rural, no cultivo do trigo, milho, da uva, entre outros. Sendo de uma família humilde e de seis irmãs o e com pouca terra, os pais motivaram ele a estudar e uma forma foi o ingresso na Congregação dos Freis Capuchinhos, padres que seguem os valores de São Francisco de Assis. Lá concluiu, o ensino fundamental, médio e parte da universidade, onde fez o curso de filosofia, chegando a noviciado. Depois de quase 15 anos de seminário, trocou o caminho do sacerdócio, pelo jornalismo e o magistério. Trabalhando, conseguiu realizar o sonho de formar-se como jornalista pela Famecos/PUCRS, em 1995. Pagou os estudos com o trabalho na empresa Vida, criada pelo ambientalista Jose Lutzenberger. Após, formado deixou a empresa paradedicar-se ao jornalismo e o magistério. Começou como estagiário no jornal Folha Guaibense e há 26 anos atua como repórter e fotógrafo, no jornal que é hoje a Nova Folha Regional onde é sócio e editor.
No magistério , por mais de 20 anos lecionou filosofia e artes no Instituto
Estadual de Educação Gomes Jardim. Das suas aulas surgiu o Festival
Nacional de Cinema de Guaíba, pioneiro no Brasil e que completa em 2021, 20 edições, evento
que tornou-se referência no Brasil no debate e uso das novas tecnologias na educação.Festival que recebeu em 2021, o premio Nova Façanhas, no Festival de Cinema de Gramado. Na área de fotografia, realizou por 20 anos o projeto Guaíba um olhar fotográfico, com exposição de fotos dos alunos no Museu Carlos Nobre, trabalho que busca aumentar a auto estima do guaibense e mostrar as belezas da cidade.
Foi um dos idealizadores do primeiro Clube de Fotografia de Guaíba, o Guaíba Foto Clube, bem como o Cine Clube Paradiso, que reúne apaixonados pelo cinema. Foi também um dos
fundadores do Movimento Pró Cultura de Guaíba entidade de lutou pela cultura da cidade. Já realizou três edições de cartões postais da cidade, suas fotos integram capas de livros, CDS e conquistaram prêmios no concurso Fotografe Guaíba.
Em 2016, junto com o Guaíba Foto Clube, foi curador do livro ‘Guaíba , Cidade do Sol Nascente’, publicado pela editora Libretos.
O seu trabalho teve reconhecimento nacional com reportagens publicadas na revista Nova Escola, Mundo Jovem e no quadro “Meu Professor é o Cara”, da Rede Globo, como professor destaque no Brasil no ensino de artes em 2015.
Recebeu o prêmio Sócio Ambiental da AMA, homenagem na Câmara de Vereadores, além de receber a Comenda Pedras Brancas que prestou homenagem as pessoas que marcaram a história dos 90 anos da cidade.
Em 2021, no meio da pandemia, idealizou o espaço Sol Nascente que busca valorizar produtos locais e da região, focando no turismo e na cultura. Há seis anos é diretor doa primeira escola pública de Guaíba, o Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim.

Por tais razões, contamos com a compreensão dos pares e submetemos o presente Projeto de Lei a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilTIAGO LUIS ARGENTON GREEN:91350573000
02/12/2021 17:38:13
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por TIAGO LUIS ARGENTON GREEN em 02/12/2021 ás 17:37:51.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 4e9af98a7b58013b30f4362139c3dcdc.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 105331.