Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 190/2021 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver.ª Carla Vargas UB 21/12/2021

O presente Projeto de Lei tem a finalidade de denominar o Centro de Referência de Atendimento às Mulheres (CRAM), como Jussara Brito.

Prestar uma homenagem para aqueles que foram responsáveis por construir e fazer parte da história de Guaíba, como representantes diretos do povo, é um reconhecimento sobre a importância de seu trabalho. 

Jussara Brito nasceu em 20 de junho de 1962, na cidade de Porto Alegre, mas desde criança teve uma ligação muito forte com Guaíba, ganhando inúmeros concursos de beleza no antigo clube da SABA. Foi rainha das piscinas pelo clube Itapuí e miss Guaíba, ganhando inclusive o concurso de miss Rio Grande do Sul.

Foi advogada e especialista em direito de família.

Foi conselheira tutelar de Guaíba por dois mandatos, conseguindo diversas melhorias para a autarquia. Sempre se dedicou a causa das mulheres e principalmente a luta contra a violência contra as mulheres. Antes da lei Maria da Penha, ela, juntamente com a advogada AngelaBicca criaram a cartilha dos Direitos das Mulheres Casadas.

Jussara foi a única mulher a presidir a OAB Guaíba. Liderou o movimento das PLPs e fundou e organizou durante anos um movimento de caridade feminino, chamado Clube das Gatas. Ajudou a fundar e foi a primeira presidente do Codim - Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Guaíba.

Além da competência e engajamento, Jussara tinha um carisma inigualável, que conquistava todos que conviviam com ela. 

Falava Libras, Inglês e Espanhol. Foi bailarina e deu aulas de Educação Física na Escola Padre José Eichelberger.

Por tais razões, contamos com a compreensão dos pares e submetemos o presente Projeto de Lei a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.

Guaíba, 01 de Dezembro de 2021.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilCARLA JOSIANE VARGAS REBELLO:68256841087
02/12/2021 12:19:15
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por THAMIRES KRUGER ALVES JUNQUEIRA em 01/12/2021 ás 17:45:14.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 4b28090e9d2483bdda523194b27411de.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 105209.