Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 637/2021 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Bancada do PSDB PSDB 23/11/2021

O Vereador que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através de sua Secretaria competente informe o que segue:

01 – A Secretaria da Saúde criou protocolo municipal de assistência ao pós-Covid?

02 – Qual assistência disponibilizada que pode ser considerada desburocratizada para o atendimento de pacientes com a síndrome pós-covid?

Justificativa:

Todas as respostas do Executivo, dos diversos requerimentos sobre este tema encaminhados pelos pares deste Legislativo, embora que relatadas com palavras diferentes levam ao mesmo contexto.

Isto é, existe somente um acompanhamento social, quanto às sequelas que perduram por um tempo para além do período da doença, nada que possa ser considerado como positivo.

Um dado interessante que uma maioria que depois do período inflamatório da infecção, ficaram com a síndrome pós-Covid, uma doença multissistêmica, com problemas vasculares, neurológicos, musculares e cardíacos.

Entre os diversos exames solicitados por médicos para aqueles pacientes que disponibilizam condições para atendimento particular podemos citar alguns como exemplos: Espirometria com Broncodilatador, Tomografia de tórax, Eletrocardiograma, Exames completo de sangue.

Infelizmente muitos que enfrentaram esta doença não disponibilizam condições financeiras para pagar todos os exames necessários para um tratamento digno, dependem do SUS, neste caso entram naquela fila de espera interminável para ter um direito constitucional. A partir desta observação entendemos que estes casos deveriam ser atendidos por equipe, estruturada com um grupo de auxílio formado por fisioterapeutas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e nutricionistas, além do apoio da equipe médica, precisamos destacar que a ideia é promover saúde, pensando na coletividade e no autocuidado do paciente.

Em termos de saúde pública municipal, esses serviços deveriam chegar  de um jeito simples, que pudessem atender mais gente. Mas infelizmente depende de uma série de fatores, inclusive gestão publica, para isso sair do papel.

 

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilMANOEL JARDIM DA SILVEIRA:44146523087
18/11/2021 12:27:46
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JAQUELAINE VASCONCELOS DE ABREU em 18/11/2021 ás 12:26:39.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação e1c60cc7266e7deea893cf36ea25c1ed.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 104068.