Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 177/2021 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Ernani Chacrinha MDB 30/11/2021

O presente Projeto de Lei tem a finalidade de dar a denominação definitiva a uma rua do bairro Parque 35, Loteamento Guaíba Park

 

JUSTIFICATIVA

              A presente proposta legislativa de nomear uma via pública, atualmente chamada de Rua 10, no bairro Parque 35, loteamento Guaíba Park, com o nome de Nercy Andriotti , tem por objetivo homenageá-lo de maneira singela.

           Nercy  Andriotti , Natural de GUAÍBA (Boqueirão), nasceu em 23.06.1926 e faleceu na mesma, em 23.12.2013 com 87 anos,filho de Sylvio Leonardo Andriotti (natural de “Alonte” região de Veneza, ITÁLIA e Juiz de Paz em Mariana Pimentel) e Bernardina da Silva Andriotti, ambos falecidos, comerciante por mais de 60 anos em Guaíba, proprietário do Armazém de “Secos e Molhados”, A BRASILEIRA, localizada em frente ao Ginásio de Esportes “Coelhão” e que até hoje preserva sua estrutura original, que foi desenhada pelo primeiro arquiteto de Guaíba, sr.João Marai Gonzales.   

            Eram os Super mercados da época, onde de um lado da loja se vendiam comida e mantimentos para a família e do outro, roupas, tecidos, bombachas, chapéus e diversos utensílios para casa.   Cidadão engajado nos assuntos da comunidade Guaibense, foi Casado por 67 anos com Ilda Maria Andriotti e tiveram dois filhos, Maria da Graça Andriotti (in memória) e Silvio Fernando Andriotti e possuía 3 netos, Rafael Andriotti Sevaio, Fayolla Andriotti Hoff e Cecília Guedes Andriotti.

          Foi jogador de Bocha de grande destaque na cidade, onde ganhou vários torneios, campeonatos eetc.. Eternizados em troféus e medalhas guardadas com muito zelo e carinho.

         Sócio/ fundador do antigo Clube “Aliança” e um dos primeiros sócios do Clube Itapuí, do qual participou ativamente de suas atividades, representando o clube em diversos torneios. Colaborador e patrocinador de diversas atividades de cunho social no munícipio de Guaíba, festeiro da igreja Nossa Senhora do Livramento e outras do munícipio.

         Foi trazido para Guaíba ainda muito jovem, com 14 anos pelo seu Cunhado Arcelino Silveira, casado com sua irmã Zilda Silveira Andriotti para trabalhar na “Casa Brasil”, de onde aprendeu o ofício e adquiriu a propriedade, alguns anos mais tarde, juntamente com seu outro cunhado, buscado na Mariana Pimentel, Henrique Levandowski, casado com Geny Andriotti (posteriormente proprietários da Casa Maria), de onde nasceu o Armazém “A BRASILEIRA”.

         Cursou apenas até o 3º ano do ensino primário, “somente para aprender a ler e fazer contas”, mas lia e escrevia com exatidão e tinha ótima caligrafia e bom raciocínio matemático, fazendo as contas na ponta do lápis e de cabeça.  Por ser proprietário dos primeiros comércios em Guaíba, nascido juntamente com Guaíba (antigamente Pedras Brancas) era muito respeitado, e por isto, teve diversos afilhados no munícipio.

              A maior parte da sua clientela era de pessoas simples, que vinham do interior com suas famílias para fazerem comprar na loja do “Seu Nelci”, onde os homens iam comprar comida de um lado da loja e as mulheres e filhos no outro comprando tecidos, olhados, cestos de vime e outros para a família, que posteriormente após o fechamento do Armazém, ele ia entregar o rancho nas casas, sem cobrar nada por isto, voltando para casa já bem maquis tarde.

            Homem de hábitos simples, distinto, trabalhador de honestidade acima de qualquer coisa, foi marido exemplar, pai amoroso, dedicado e apoiador, avô carinhoso e brincalhão, com um  coração gigante, onde a sua bondade e confiança era tamanha que tinha o “caderninho” lotado de pessoas que não podiam pagar e pagariam no final do mês ou quando pudessem, inclusive sendo homenageado no Jornal “O Guaíba” com uma carta escrito por um advogado de Cruz Alta, quando dos seus 80 anos, onde ele relatava entre tantos elogios, que o primeiro “Crédito” que ganhou na vida foi do Seu Nercy quando ele tinha 7 anos, devido a um caminhão de madeira que ele gostava muito e ele não tinha dinheiro para comprar, e o seu Nercy deu o caminhão ao menino e disse: pague quando puder e quiser, o que ele fez com muita distinção, juntando moedas para honrar a confiança que recebeu, durante vários anos.

           Enfim, se teria ainda muitas coisas a serem ditas sobre este importante personagem da história de Guaíba, que juntamente com sua esposa, ajudaram no crescimento desta cidade e seus habitantes, deixando um legado incomparável a seus descendentes, familiares e amigos de muito carinho, simplicidade, seriedade e amor.

          Por tais razões, contamos com a compreensão dos pares e submetemos  o presente Projeto de Lei a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.

Guaíba, 04 de Novembro  de 2021.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilLUIS ERNANI FERREIRA ALVES:26303620000
04/11/2021 13:24:19
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por RENATO PASSOS em 04/11/2021 ás 12:54:21.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação f8e4e65f6d73ed8548293e78cca29889.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 102862.