Ver. João Caldas (PT)

João Caldas nasceu em 30 de abril de 1964 na cidade de Guaíba, casado, tem duas filhas e um neto. Começou sua trajetória profissional muito cedo, trabalhando como engraxate e vendedor de picolé. Aos 11 anos já trabalhava como ajudante de pedreiro, aos 15 iniciou a trabalhar com carteira registrada na indústria. Foi trabalhador da extinta Coimbra – Lar, trabalhou também por 10 anos na CIA. Geral de Indústrias. Em 1991 começou a trabalhar na Riocell S.A (CMPC) de onde é funcionário até hoje.

Em 2000 iniciou sua vida sindical como presidente do SINPACEL - Sindicato dos Trabalhadores da Celulose e Papel de Guaíba, onde foi eleito por cinco mandatos consecutivos terminando em dezembro de 2020. Atualmente é vice-presidente.

Possui curso Técnico em Celulose e Papel, Graduado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é pós-graduado em Engenharia Ambiental, possui também especialização em Engenharia Sanitária e MBA Executivo em Gestão de Investimentos.

Na área sindical foi dirigente da CUT – Central Única dos Trabalhadores em dois mandatos. Foi Secretário Nacional de Políticas Sindicais do SINAP – Sindicato Nacional dos Papeleiros. Atualmente é Secretário Geral do Departamento Nacional do Papel da CNTI – Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias, e membro da direção geral da FESPAM – Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Celulose e Papel do Mercosul.

Na política, foi presidente do Partido dos Trabalhadores na gestão 2015 – 2018, por dois anos. João Caldas foi candidato a vereador nas eleições de 2004 – fez 368 votos, nas eleições de 2008 – fez 1014 votos, nas eleições de 2012 – fez 848 votos e nas eleições de 2016 – fez 938 votos.

Eleito vereador pela primeira vez no pleito de 2020, atualmente ocupa, na legislatura 2021 – 2024, a Presidência da Comissão de Direitos Humanos, Políticas Públicas para as Mulheres, Negros, Indígenas, LGBTQIA+, Pessoas com Deficiência e Defesa do Consumidor e. Também é relator da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social.

 

FILTRAR PROPOSIÇÕES

Últimas Proposições de Ver. João Caldas (PT)

MOC 002/2023 - Moção de Repúdio contra os atos terroristas, criminosos, de vandalismo e antidemocráticos ocorridos em Brasília no dia 08 de Janeiro de 2023 Ver. João Caldas PLL 146/2022 - Dispõe sobre a inclusão do Dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador, no Calendário Oficial de Eventos do Município, e dá outras providências Ver. João Caldas PLL 083/2022 - Altera a Lei Municipal nº 2146/2006 - Define os objetivos da Política de Desenvolvimento Urbano, Rural, Social, Ambiental, Econômico, Histórico-Cultural e Industrial e institui o Plano Diretor de Planejamento e Gestão do Município e dá outras providências Ver. Alex Medeiros, Ver. Florindo Motorista, Ver. João Caldas, Ver. Dr. João Collares, Ver. Juliano Ferreira e Ver. Rosalvo Duarte PLL 034/2022 - Institui a Política Municipal de Apoio à Agricultura Urbana e Hortas Comunitárias, e dá outras providências Ver. João Caldas PLL 020/2022 - Institui no Município de Guaíba, o Programa Creche Domiciliar, visando a regulamentação da atividade das mães crecheiras, que prestam cuidados, em seu domicílio, de crianças de 0 (zero) a 05 (cinco) anos de idade, em turno integral ou contraturno Ver. Manoel Eletricista, Ver. João Caldas, Ver. Airton Elegância, Ver. Alex Medeiros, Ver. Anderson Gawlinski, Ver.ª Carla Vargas, Ver. Cristiano Eleu, Ver. Florindo Motorista, Ver. Graciano, Ver. Dr. João Collares, Ver. Dr. Jorge da Farmácia, Ver. Juliano Ferreira, Ver.ª Leticia Maidana, Ver. Rosalvo Duarte, Ver. Marcos SJ, Ver. Miguel Crizel e Ver. Tiago Green
Ver as 122 Proposições de Ver. João Caldas (PT)