Ver. João Caldas (PDT)

João Caldas nasceu em 30 de abril de 1964 na cidade de Guaíba, casado, tem duas filhas e um neto. Começou sua trajetória profissional muito cedo, trabalhando como engraxate e vendedor de picolé. Aos 11 anos já trabalhava como ajudante de pedreiro, aos 15 iniciou a trabalhar com carteira registrada na indústria. Foi trabalhador da extinta Coimbra – Lar, trabalhou também por 10 anos na CIA. Geral de Indústrias. Em 1991 começou a trabalhar na Riocell S.A (CMPC) de onde é funcionário até hoje.

Em 2000 iniciou sua vida sindical como presidente do SINPACEL - Sindicato dos Trabalhadores da Celulose e Papel de Guaíba, onde foi eleito por cinco mandatos consecutivos terminando em dezembro de 2020. Atualmente é vice-presidente.

Possui curso Técnico em Celulose e Papel, Graduado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é pós-graduado em Engenharia Ambiental, possui também especialização em Engenharia Sanitária e MBA Executivo em Gestão de Investimentos.

Na área sindical foi dirigente da CUT – Central Única dos Trabalhadores em dois mandatos. Foi Secretário Nacional de Políticas Sindicais do SINAP – Sindicato Nacional dos Papeleiros. Atualmente é Secretário Geral do Departamento Nacional do Papel da CNTI – Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias, e membro da direção geral da FESPAM – Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Celulose e Papel do Mercosul.

Na política, foi presidente do Partido dos Trabalhadores na gestão 2015 – 2018, por dois anos. João Caldas foi candidato a vereador nas eleições de 2004 – fez 368 votos, nas eleições de 2008 – fez 1014 votos, nas eleições de 2012 – fez 848 votos e nas eleições de 2016 – fez 938 votos.

Eleito vereador pela primeira vez no pleito de 2020, atualmente ocupa, na legislatura 2021 – 2024, a Presidência da Comissão de Direitos Humanos, Políticas Públicas para as Mulheres, Negros, Indígenas, LGBTQIA+, Pessoas com Deficiência e Defesa do Consumidor e. Também é relator da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social.

 

FILTRAR PROPOSIÇÕES

Últimas Proposições de Ver. João Caldas (PDT)

Ver as 158 Proposições de Ver. João Caldas (PDT)