Ver. João Caldas (PT)

João Caldas tem 56 anos, casado há 36 e tem duas filhas e um neto. Nascido em Guaíba, começou a trabalhar desde cedo como engraxate e vendedor de picolé, aos 11 anos já trabalhava como ajudante de pedreiro, aos 15 anos iniciou a trabalhar com carteira registrada na indústria. Foi trabalhador da extinta Coinbra – Lar, trabalhou também por 10 anos na CIA. Geral de Indústrias. Em 1991 começou a trabalhar na Riocell S.A (CMPC) de onde é funcionário até hoje. Em 2000 iniciou sua vida sindical como presidente do SINPACEL - Sindicato dos Trabalhadores da Celulose e Papel de Guaíba, onde foi eleito por cinco mandatos consecutivos terminando em dezembro de 2020. Atualmente é vice-presidente.

Formado em Técnico em Celulose e Papel e em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é pós-graduado em Engenharia Ambiental e possui especialização em Engenharia Sanitária. Atualmente cursa MBA em Gestão de Investimentos.

Na área sindical foi dirigente da CUT – Central Única dos Trabalhadores em dois mandatos. Foi Secretário Nacional de Políticas Sindicais do SINAP – Sindicato Nacional dos Papeleiros. Atualmente é Secretário Geral do Departamento Nacional do Papel da CNTI – Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias, e membro da direção geral da FESPAM – Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Celulose e Papel do Mercosul.

Na política, João Caldas foi candidato a vereador nas eleições de 2004 – fez 368 votos, nas eleições de 2008 – fez 1014 votos, nas eleições de 2012 – fez 848 votos e nas eleições de 2016 – fez 938 votos. Foi presidente do Partido dos Trabalhadores na gestão 2015 – 2018, por dois anos.

FILTRAR PROPOSIÇÕES

Últimas Proposições de Ver. João Caldas (PT)

Ver as 48 Proposições de Ver. João Caldas (PT)