07 de Junho de 2011

Câmara promoveu reflexões sobre o Meio Ambiente em seminário


Câmara promoveu reflexões sobre o Meio Ambiente em seminário

Aconteceu na sexta-feira, 03 de junho, o Seminário Guaíba e o Meio Ambiente - Preservar e Crescer, promovido pela Câmara de Vereadores. O Presidente da Câmara, vereador Caio Larrea (PPS), abriu o Seminário falando da importância de haver discussões sobre ecologia e ressaltou que "Guaíba precisa se alinhar às práticas de qualidade de vida".

Beto Moesh, que é vereador de Porto Alegre, advogado ambientalista, ex-secretário do Meio Ambiente de Porto Alegre, coordenador da Comissão de Ecologia da OAB/RS, responsável pela coordenação da elaboração do Código Ambiental do Estado e autor do projeto de lei que institui o Código Estadual do Meio Ambiente, realizou a primeira palestra do seminário, falando sobre as questões socioambientais do Século XXI. Na oportunidade, apresentou avanços em diversos setores ambientais ocorridos em Porto Alegre.

Na sequência, a bióloga Vanessa Scalco explanou sobre o trabalho que vem sendo realizado pela Associação Amigos do Meio ambiente (AMA) no Arroio Passo Fundo. Ao encerrar sua apresentação, ela mostrou aos presentes duas garrafas d'água: uma com água limpa coletada na vertente do arroio e outra com água poluída, coletada no final do arroio, o que causou grande impacto aos presentes, principalmente aos alunos que estavam no plenário.

A segunda palestra da manhã foi realizada por Berfran Rosado, presidente do Instituto Biosense de Qualidade, que falou sobre políticas públicas e responsabilidade ambiental.

No turno da tarde aconteceram explanações de representantes das empresas ULBRA Guaíba, Celupa/Mellita, Celulose Riograndense, ThyssenKrupp e Santher. Os profissionais responsáveis pelas áreas ambientais das empresas explicaram aos presentes as medidas e os cuidados que possuem com o Meio Ambiente, ao mesmo tempo em que divulgaram as ações que realizam com a comunidade, em prol dessa causa. O diretor da ULBRA Guaíba, Eloí Flores, deixou como mensagem que é preciso "reciclar materiais e comportamentos" e informou que a partir do dia 07 de junho a ULBRA abrirá uma série de discussões sobre a implantação de um parque tecnológico em Guaíba.

Posteriormente, aconteceu palestra com Adriano Rafael Kohl, engenheiro químico responsável pelas adaptações que foram realizadas em Caxias do Sul, cidade referência em práticas socioambientais.

A última palestra do dia foi realizada pelo secretário do Meio Ambiente de Guaíba, Maxiliano Finkler, que falou sobre o cenário socioambiental de Guaíba. O secretário destacou a necessidade que as cidades têm de se ambientarem às novas leis ambientais, dentre elas, a coleta seletiva de resíduos sólidos, que será obrigatória até o ano 2014.

O seminário finalizou com a apresentação de projetos do vereador Caio Larrea sobre coleta seletiva do lixo e educação ambiental nas escolas da rede municipal. Estiveram presentes no evento alunos e professores de escolas municipais, estaduais e particulares do município. No saguão do Plenário Cipreste houve exposição de artesãos e trabalhos de educação ambiental, realizados por alunos da Escola Moura e Cunha. 

Clique aqui e confira algumas fotos do evento. 

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: