06 de Maio de 2011

Vereadores votam projeto que iniciará proposta de modernização do transporte municipal urbano


Na sessão ocorrida no dia 05 de maio, os vereadores votaram Projeto de Lei que permitirá a concessão do sistema de transporte coletivo (ônibus) e seletivo (lotação) de Guaíba a uma única empresa operadora. O Projeto, enviado pelo Executivo Municipal, foi amplamente debatido em Plenário, sendo aprovado por unanimidade pelos vereadores.

Justificando o Projeto, que revoga o parágrafo primeiro do artigo 4º da Lei Municipal nº 1614/2001, a Prefeitura argumentou que a concessão do sistema a um único operador é benéfica ao interesse público, pois permitirá cobrar uma tarifa menor para os usuários e facilitará ao Poder Público a promoção de ajustes operacionais que propiciem um melhor atendimento à demanda de transporte público.

As conclusões partiram de uma análise feita por consultoria técnica, que avaliou o transporte público urbano de Guaíba. Complementando os estudos técnicos, recentemente os vereadores também buscaram conhecer a realidade de outros municípios que atuam com este modelo de concessão única, como Canoas, local visitado pelo Presidente do Legislativo, Caio Larréa (PPS) e pela vereadora Paula Parolli (PMDB).

Para a vereadora, este é o início de um trabalho em busca da mudança do atual modelo de transporte coletivo urbano, que está às vésperas de iniciar um novo processo licitatório. No entendimento de Paula, as regras estão passando por uma modernização necessária, que englobam itens como acessibilidade aos portadores de deficiência e passagem integrada. A vereadora ainda lembrou que é necessário haver mais estrutura e recursos humanos atuando na Secretaria de Mobilidade Urbana para que haja maior fiscalização, garantindo a qualidade dos serviços.

O vereador Luís Vargas (DEM) enfatizou a importância de votar o projeto para possibilitar ao Executivo Municipal iniciar com máxima urgência a licitação para concessão do transporte coletivo urbano no Município de Guaíba. "Teremos em breve uma licitação que permitirá que a modernidade chegue aos usuários, substituindo um modelo defasado, que não atende mais à ansiedade de nossa população", argumentou.

O vereador Antônio "Sarrafo" dos Santos (PTB) também destacou a grande importância da nova licitação para a comunidade de Guaíba, afirmando que, conforme informação repassada em reunião com os profissionais que realizaram o estudo técnico, em que o vereador se fez presente, haverá redução de cerca de 25 a 30% no valor das tarifas.

Também para o vereador Caio Larrea (PPS), a aprovação desta lei é o início de um processo de modernização maior, em que a integração das passagens é uma forma realmente válida de reduzir o custo das passagens. Em tribuna, citou um Projeto de Lei de sua autoria, que ainda será analisado pelas comissões, que propõe a obrigatoriedade do monitoramento online dos ônibus e seletivos, que também é uma medida modernizadora que poderá contribuir com esse novo modelo de gestão do transporte municipal urbano.

Para o vereador José "Campeão" Vargas (PTB), o corpo técnico contratado pela Prefeitura para analisar o modelo atual e propor as mudanças é de extrema importância para que houvesse ainda mais confiança na aprovação da matéria.

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: