28 de Abril de 2011

Ana Tavares apresenta relatório de ações do Projeto Vida eu quero, drogas tô fora


Em resposta ao requerimento enviado pela vereadora Paula Parolli (PMDB), solicitando informações sobre o Projeto "Vida eu quero, drogas tô fora", a Primeira Dama do Município, Ana Tavares, que coordena o projeto, esteve presente na sessão do dia 26 de abril, na Câmara dos Vereadores, juntamente com a Secretária de Assistência Social, Luciana Beatriz Kubiak, para prestar os esclarecimentos.

Na oportunidade, Ana Tavares esclareceu que, no início do governo do prefeito Henrique Tavares, Guaíba era a quarta cidade do Estado em morte de jovens em consequência do tráfico de drogas. Os bairros que lideravam estes índices eram COHAB/Santa Rita, Colina e Nova Guaíba.

Ana explicou que o Projeto é uma parceria entre todas as secretarias do município e que atua na prevenção às drogas. A coordenadora esclareceu que esse é um trabalho que mostrará resultados a médio e longo prazo. O foco do "Vida eu quero, drogas tô fora" é realizar trabalhos preventivos, principalmente com a juventude nas comunidades onde os índices de tráfico são altos, atuando principalmente em escolas e associações. A coordenadora disse ainda que a equipe do Projeto foi capacitada por profissionais qualificados em cursos durante o ano de 2009, e que a responsabilidade da prevenção às drogas é de todos os conselhos da sociedade trabalhando unidos.

A coordenadora do Projeto mostrou todas as ações desenvolvidas por eles nas escolas e nos bairros, sempre envolvendo atividades de lazer, teatro e esporte, que segundo ela, são as formas mais eficientes de se aproximar dos jovens. Depois dessa aproximação são passadas as informações sobre drogas lícitas e ilícitas, com a distribuição de material informativo. 

Ana Tavares explicou que o Projeto não contou com o auxílio de recursos do Governo Federal nos anos de 2009 e 2010, e que em 2011 o Projeto conta com uma rubrica na Secretaria de Assistência Social, no valor de R$ 26.000,00 por ano. Ana explicou ainda que o Projeto não recebe recursos financeiros dos parceiros, conta apenas com doações de materiais.

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: