20 de Abril de 2011

Câmara realiza evento para expor andamento dos projetos de parceria público privada


Câmara realiza evento para expor andamento dos projetos de parceria público privada
A Câmara Municipal de Guaíba realizou, na manhã do dia 19 de abril, evento para exposição do andamento do projeto de expansão daCelulose Rio Grandense e de instalação das empresas na Zona Mista de Guaíba (ex-Distrito Industrial). Para isso, foram convidados o presidente da Celulose Rio Grandense, Walter Lídio Nunes e, representando o Executivo Municipal, o prefeito Henrique Tavares e o secretário do município Beto Scalco. O tema foi proposto, através de requerimento, pelo vereador Luís Vargas (DEM).

O presidente do Legislativo Municipal, Caio Larrea (PPS), abriu o evento explicando que o ato foi organizado para que fosse possível esclarecer o andamento de dois projetos que vem sendo bastante cobrado pelos munícipes: "pela relevância do tema, a Mesa Diretora optou por convidar as forças vivas da comunidade para compartilharem deste momento, transformando um requerimento originalmente dirigido somente ao Executivo Municipal em um evento maior", explicou.

Na oportunidade, Lídio explicou as fases pelas quais um processo de ampliação de planta precisa passar e contextualizou a etapa na qual o projeto da Celulose Rio Grandense encontra-se. "Em fevereiro, concluímos o período de engenharia conceitual e estamos na fase de engenharia básica", esclareceu. Segundo ele, ocorrerá em maio o primeiro seminário com os principais fornecedores, quando serão lançadas as demandas da Celulose Rio Grandense, para que as empresas possam apresentar suas propostas em termos técnicos e econômicos. "Esta fase é bastante complexa e determina o valor do investimento", disse, completando que a previsão é que esta etapa seja concluída até março de 2012, para que se possa cumprir o cronograma, que prevê o início de operação da nova unidade para julho de 2014. "Anteciparemos em seis meses o que estava pensado originalmente", afirmou, esclarecendo, no entanto, que o projeto de ampliação é mais modesto em relação ao projetado pela Aracruz.

Em relação à continuidade das obras viárias, uma preocupação dos vereadores, Lídio explicou que a estimativa é que no meio do ano as obras sejam retomadas e esclareceu que, para casos problemáticos, já foram tomadas medidas emergenciais para amenizar alguns danos.

Questionado pelo vereador Luís Ernani "Chacrinha" (PMDB) sobre a possível vinda para Guaíba da empresa Melhoramentos Papéis, do Grupo CMPC, Lídio confirmou que há intenção da organização em instalar-se na área onde funcionava a Boise Cascade.

Lídio encerrou reafirmando a preocupação da empresa em utilizar mão-de-obra e fornecedores locais e também a meta de qualificar os trabalhadores, informando que será realizado um estudo social para verificar nichos de oportunidades para preparação de trabalhadores.

Em relação à Zona Mista de Guaíba, o secretário Scalco mostrou-se extremamente otimista, especialmente com a atenção que o governo do estado tem dado ao caso. Na ocasião, Scalco ressaltou que, desde o primeiro encontro que tiveram com o governador Tarso Genro, ele afirmou que o Rio Grande do Sul tinha um passivo com Guaíba e comprometeu-se a realizar os trabalhos técnicos nos menores prazos possíveis, o que, segundo Scalco, realmente tem acontecido. Já foram liberadas duas licenças prévias (Terex e Vipal) e, segundo o secretário, em breve a Vonpar (Neugebauer) e o Walmart também deverão ter suas licenças liberadas. Além disso, a previsão é que até o final deste mês a Terex receba sua licença de operação.

Segundo Scalco, outra boa notícia é que, recentemente, o Estado comprometeu-se a executar e arcar com o investimento as obras de infraestrutura (como duplicação da Estrada do Conde e da avenida Nei Brito), orçadas em cerca de 70 milhões de reais.

"Estamos otimistas, principalmente com a atenção que o Governo do Estado tem dado à questão da zona mista, viabilizando as obras de infraestrura, o que nos deixa bastante tranquilos com o andamento do projeto", concluiu o prefeito Henrique Tavares que também demonstrou o mesmo otimismo em relação à ampliação da Celulose Rio Grandense que, segundo ele, apesar de muitas especulações, está em andando e progredindo. 

Clique e veja um vídeo com imagens do evento

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: