30 de Março de 2011

Emoção marca homenagem aos 75 anos da Câmara Municipal


Emoção marca homenagem aos 75 anos da Câmara Municipal

Na noite de sexta-feira, 25 de março, foi realizada Sessão Solene em homenagem aos 75 anos da Câmara de Vereadores de Guaíba. Todos os vereadores que já passaram pela Casa Legislativa foram convidados e muitos estiveram presentes, incluindo o vereador Oscar Alves da Silva, que fez parte da legislatura de 1951.

Na ocasião foi exibido um documentário contando a história do Poder Legislativo de Guaíba, organizado pelo Memorial do Legislativo Cel. Vasco Alves Pereira, com depoimentos de pessoas que fizeram parte da trajetória da Câmara. Após a exibição do vídeo, os atuais e os ex-vereadores receberam uma homenagem proposta pela Mesa Diretora, pelo reconhecimento de seus trabalhos prestados ao Legislativo.

O Presidente da Câmara, Caio Larréa (PPS), destacou que a cidade de Guaíba está vivendo um bom momento, pois o governador vem se mostrando preocupado e voltado à metade sul do Estado e citou como exemplo a liberação da licença ambiental concedida à empresa Terex do Brasil, marcando o início da instalação do Distrito Industrial de Guaíba. Larréa disse que era um momento de grande emoção estar na presença dos ex-vereadores, e que "é preciso lapidar as coisas boas e dar continuidade ao trabalho". Também agradeceu pela lisura e pelo trabalho dos antigos vereadores, e disse que eles os antecederam com muita honestidade. Ao fim do discurso, manifestou o desejo de ver o município de Guaíba crescendo cada vez mais.

O ex-vereador Oscar Alves da Silva, representante mais antigo do Poder Legislativo que estava presente na solenidade, se mostrou bastante emocionado e afirmou que a Câmara conseguiu fazer uma confraternização como as que eram feitas em 1951. "É um grande prazer comungar com os atuais vereadores da Casa", afirmou.

As mulheres foram representadas pela ex-vereadora Elma Teresinha Machado que, muito emocionada, agradeceu a Deus por ter participado da Casa Legislativa, já que, segundo ela, foram anos de grandes aprendizados, e encorajou as mulheres para que se candidatem e participem da política.

O prefeito da Barra do Ribeiro, Luciano Boneberg, disse que se sentiu emocionado por estar presente na comemoração, já que Barra do Ribeiro e Guaíba são cidades próximas e muitas pessoas de lá se mudam para Guaíba. O prefeito elogiou os vereadores e disse que são eles que têm o maior contato com a população e, por isso, é um trabalho admirável.

Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios, lembrou que o papel dos vereadores ainda é complicado devido à falta de informação da população e às dificuldades enfrentadas pelos Municípios no que tange à participação orçamentária.

O deputado José Francisco Sperotto enalteceu a iniciativa da Câmara Municipal de comemorar os 75 anos do Legislativo e disse que gostaria de ouvir um pouquinho da história de cada um dos ex-vereadores presentes, pois todos agregam muito conhecimento nesta trajetória de lutas da Câmara guaibense. "A democracia é um regime que defende a liberdade, e na política, passa pela Câmara de Vereadores", finalizou.

O prefeito Henrique Tavares se mostrou muito emocionado por estar recebendo homenagem, relembrando seu trabalho como vereador. Aproveitou a oportunidade para dar destaque aos funcionários da Câmara que, segundo o prefeito, merecem ser homenageados. Tavares também ressaltou a democracia, afirmando que quando era vereador muitas vezes mudou de opinião a respeito de alguns projetos ao ouvir os pontos de vista dos demais vereadores. O prefeito acredita que todos os candidatos ao cargo de prefeito deveriam passar antes, pela Casa Legislativa, porque é um grande aprendizado.

A Sessão finalizou com um coquetel oferecido aos homenageados.

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: