30 de Setembro de 2010

Governadora anuncia transporte hidroviário de passageiros entre Guaíba e Porto Alegre


Nesta quarta-feira, 29 de setembro, a governadora Yeda Crusius anunciou a publicação do edital de licitação para concessão do serviço de transporte de passageiros entre Guaíba e Porto Alegre. O anúncio visa retomar o transporte hidroviário de passageiros, interrompido entre as duas cidades nos anos 1950.

Depois de participar da cerimônia em Porto Alegre, a governadora veio a Guaíba, acompanhada do Prefeito Henrique Tavares, para noticiar a abertura de licitação para a população do município. Em solenidade realizada no Caisinho, autoridades municipais e estaduais falaram da importância do transporte. Conforme o prefeito, hoje os trabalhadores demoram 40 minutos para chegar a Porto Alegre por ônibus e quem tem carro desiste pelo alto custo do estacionamento na Capital. "Com o transporte hidroviário, pessoas de Guaíba, Sertão Santana e Mariana Pimentel, por exemplo, virão a Porto Alegre com um gasto menor em relação ao que pagariam em estacionamento", afirmou Henrique Tavares, que ainda ressaltou o impulso que o investimento significa na expansão do turismo de Guaíba.

Estiveram presentes, representando a Câmara Municipal, o Vice-Presidente Caio Larréa (PPS) e os Vereadores José "Campeão" Vargas(PTB), Luís Ernani Alves "Chacrinha" (PMDB) e Luís Vargas (DEM).

Exigência básica no edital de embarcação: tem de ser um Catamarã, por ter dois cascos e diminuir o risco de virar por ondas, ventos fortes ou concentração de pessoas em um lado. O custo dessa embarcação é orçado em R$ 1,2 milhão. No percurso Porto Alegre/Guaíba, a capacidade exigida é de, no mínimo, 120 lugares (poltronas). O barco deverá fazer, em média, 14 ou mais viagens (ida e volta) por dia, num tempo estimado de 15 minutos a 20 minutos por viagem. Os Catamarãs terão ar-condicionado, adaptação para deficientes físicos e espaços para o transporte de, por exemplo, bicicletas.

Prazos
Na próxima semana deverá ser publicado o edital no Diário Oficial do Estado. O trabalho foi realizado pela Metroplan, com apoio da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs), da Contadoria e Auditoria Geral do Estado (Cage) e Procuradoria Geral do Estado (PGE). As empresas interessadas terão 45 dias para o envio das propostas. O período para julgamento, licitação e assinatura do contrato de concessão será de 15 dias.

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: