28 de Setembro de 2010

Memorial Legislativo Cel. Vasco Alves Pereira será inaugurado na próxima segunda-feira


Será inaugurado no dia 04 de outubro, às 19h na Câmara de Vereadores de Guaíba, o Memorial do Poder Legislativo Cel. Vasco Alves Pereira, que tem por objetivo resgatar e fomentar o acervo histórico e cultural da Câmara Municipal.Na oportunidade, será realizada a exposição da biografia do Cel. Vasco Alves Pereira, organizada pela Professora Historiadora Miriam Leão. 

Durante a 14ª Expofeira Centro-Sul, a Câmara de Vereadores de Guaíba levará o Memorial Legislativo, como a primeira exposição itinerante do Município.

Saiba um pouco mais sobre o processo de criação do Memorial Legislativo:

Nossa história é pouco conhecida. Da sua criação, instalação e vida institucional pouco se têm notícias, a não ser atos governamentais, feitos nos registros competentes e publicados em órgãos oficiais precariamente conservados.

Temos em nossos arquivos alguns autos de processos que registram casos rumorosos, perpetuados da lembrança de acontecimentos importantes desta Casa Legislativa, como por exemplo a ata de posse do primeiro presidente eleito, Vereador Vasco Alves Pereira, em 03 de fevereiro de 1936 que, por este motivo e em forma de homenagem, levará o nome do Memorial do Legislativo.

A organização, preservação e classificação dos documentos já existentes necessitam conhecimentos técnicos na área de arquivologia, bem como a organização do acervo de objetos desde a criação desta Câmara que possam ser encontrados.
Neste contexto, com a criação do Memorial do Legislativo, visa-se um processo de elaboração histórica para que não sejamos uma Casa Legislativa sem memória.

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: