23 de Junho de 2010

Vereador Caio Larréa apresenta Projeto de Lei que busca incentivar doações de sangue


Na sessão do dia 22 de junho, o vereador Caio Larréa (PPS) apresentou Projeto de Lei que visa incentivar a doação de sangue na cidade, através de oferecimento de benefícios aos cidadãos que efetuarem, no mínimo, duas doações anuais. Segundo a proposta, a esses doadores, o Município ofereceria um check up sobre suas condições de saúde, contemplando, além dos testes já efetuados pelo estabelecimento, os exames de ácido úrico, colesterol total, glicemia, HDL Colesterol e LDL Colesterol. Ainda segundo o texto do Projeto, aos homens com idade superior a 45 anos fica garantida a realização de um exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) uma vez por ano e, às mulheres com idade superior a 40 anos, fica garantida a realização de uma ecografia mamária, também uma vez por ano.

Para o vereador, a escassez de doadores é um problema grave, sendo imprescindível a medida proposta como contribuição para reduzir o déficit de doações. "Acredito que, caso o Projeto de Lei seja aprovado, poderemos mais que dobrar o volume de doações em nosso Município", argumentou.

O vereador Antônio Rodrigues dos Santos "Sarrafo" (PTB) contribuiu com o vereador proponente, enfatizando que muitas pessoas têm dificuldade de locomoção para efetuar a doação de sangue, ressaltando a importância de incluir no projeto o benefício de duas passagens de transporte coletivo, adendo aceito pelo proponente.

 

O Projeto de Lei deve ser votado nas próximas sessões.

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: