18 de Junho de 2010

Mesa Diretora apresenta projeto de modernização e transparência


Mesa Diretora apresenta projeto de modernização e transparência
Na noite de 16 de junho, ocorreu, no Plenário da Câmara de Vereadores, evento de apresentação do andamento dos projetos da atual Mesa Diretora, que têm como objetivo principal modernizar e dar transparência ao Poder Legislativo de Guaíba, através de diversas iniciativas, como a reforma do Regimento Interno, criação do Memorial Vasco Alves Pereira e projeto de reforma do prédio, que comporta acessibilidade através de elevadores, formatado juntamente com a Associação dos Deficientes Físicos de Guaíba (ADEFIG), reestruturação elétrica e hidráulica e espaço cultural.

Na oportunidade, a presidenta da Casa, Paula Parolli, enfatizou o esforço da Mesa Diretora em tornar realidade projetos que tornem a Casa referência em modernidade. Paula apresentou um vídeo, disponível no site do Legislativo, com o projeto de revitalização da Câmara.

Um dos projetos contemplados, já aprovado em plenário, é a criação do Memorial Vasco Alves Pereira. Durante o evento, Paula informou que a Mesa Diretora fez convite à historiadora Miriam Leão, para que ela seja responsável pela materialização do projeto e do arquivo da Câmara. Miriam aceitou o desafio e destacou que o projeto é de extrema importância para o resgate da memória do Poder Legislativo.

A Câmara também deverá receber um espaço cultural, que foi idealizado juntamente com o Movimento Pró-cultura. O local contará com infra-estrutura para comportar um palco de 3,5x5 metros, 91 lugares, camarim, som e iluminação. O local, que contará com total acessibilidade aos cadeirantes, servirá não apenas para as atividades do Poder Legislativo, mas também para iniciativas culturais da cidade, como eventos de teatro, música e cinema. Segundo Paula, as obras terão um custo de 600 mil reais e, em breve, serão iniciados os processos licitatórios para execução da reforma.

O encontro promovido pela Mesa Diretora também marcou o lançamento do novo site da Câmara, que entrou no ar na última quinta-feira e teve seu layout e conteúdo reformulados. O novo canal da web conta com espaços como o Portal da Transparência, em que os cidadãos poderão ter acesso às informações sobre a gestão administrativa e execução orçamentária e financeira da Câmara Municipal. A Presidenta enfatizou a importância da ferramenta e ressaltou que Guaíba está se adaptando com antecedência à Lei Federal que estabelece normas para divulgação de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal.

 

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: