06 de Julho de 2017

Sessão Extraordinária marca a primeira cassação do mandato de um Vereador em Guaíba


Sessão Extraordinária marca a primeira cassação do mandato de um Vereador em Guaíba

Na tarde de ontem (5), aconteceu a Sessão Extraordinária para apreciação e votação do Relatório Final da Comissão Processante sobre o processo de cassação da ex-vereadora Luciana Kubiaki (PSD). Logo no início da Sessão, os advogados de defesa e acusação explanaram duas conclusões para os Vereadores. Na sequência, os Parlamentares, por ordem alfabética, subiram a tribuna para dar seu voto. Cada Vereador teve quinze minutos para discursar e justificar o voto.

Após quase três horas de Sessão, o Presidente do Legislativo, Dr. Renan Pereira (PTB), declarou oficialmente o resultado: “Com base na explanação dos colegas Vereadores, que aqui tornaram público os motivos pelos quais fizeram a escolha do voto a favor ou contra a cassação da Vereadora Luciana Beatriz Lopes Kubiaki, eu proclamo neste momento o resultado, por unanimidade, declarando, oficialmente, a cassação do mandato da Vereadora Luciana Beatriz Lopes Kubiaki. A partir de hoje, ela é ex-Vereadora deste Município”, finalizou Dr. Renan Pereira.

Essa foi a primeira vez na história do Legislativo Guaibense que um Vereador tem seu mandato cassado em Plenário. Com esta decisão, Luciana Kubiaki perde sua cadeira na Câmara e, por consequência, seus direitos políticos. Todo o processo resultante do trabalho da Comissão Parlamentar Processante (CPP) será encaminhado ao Ministério Público Estadual e a Justiça Eleitoral, para que tomem conhecimento, na íntegra, dos fatos apurados.

Texto e foto: McGiver Silveira

 

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: