28 de Março de 2017

Presidente do Legislativo, Dr. Renan Pereira, busca parceria com o Hospital do Câncer de Barretos


Presidente do Legislativo, Dr. Renan Pereira, busca parceria com o Hospital do Câncer de Barretos

Nesta sexta-feira (24), o Presidente do Legislativo de Guaíba, Dr. Renan Pereira (PTB), participou da capacitação “Passos que Salvam: Sinais e Sintomas Médicos do Câncer Infanto-juvenil”, oferecido pelo Hospital de Câncer de Barretos, no Estado de São Paulo, referência nacional no diagnóstico e tratamento do câncer em crianças e adolescentes. O evento teve duração de dois dias, encerrando no sábado (25).

Dr. Renan, que além de Vereador é Médico, recebeu o convite do Hospital do Câncer para fazer este curso, o que torna Guaíba e Caxias do Sul as duas únicas cidades do Rio Grande do Sul capacitadas oficialmente no diagnóstico do câncer infanto-juvenil. Isso possibilita que seja celebrado um termo de parceria entre a Prefeitura de Guaíba e o Hospital do Câncer de Barretos, através de um projeto de lei, viabilizando o encaminhamento direto do paciente diagnosticado com câncer ao Hospital de Barretos, com a melhor estrutura possível para o seu tratamento, sem custo algum para o município e o paciente.

A capacitação contou com palestras ministradas por profissionais do Hospital de Câncer Infanto-juvenil, habilitando assim os participantes a se tornarem uma referência na cidade onde trabalham. Além disso, criou-se também um acesso direto com os médicos do Hospital, o que facilita o envio de exames e discussão de casos.

Durante o evento, os médicos acompanham temas como a epidemiologia do câncer infanto-juvenil; indicações de exames de imagem no diagnóstico precoce; aspectos importantes da cirurgia pediátrica, abordagem teórica e apresentação de casos de: tumores ósseos, sarcomas partes moles, tumores abdominais, leucemias, linfoma hodgkin, linfoma não hodgkin e tumores cerebrais.

De acordo com Dr. Luiz Fernando Lopes, metade das crianças que chegam a Barretos para o tratamento da doença, já estão em um estágio muito avançado, o que torna mais difícil oferecer taxas elevadas de cura.

Para a coordenadora da caminhada, Naima Kathib, esse é um dos projetos mais importantes desenvolvidos pelo Hospital, pois ajuda os profissionais a realizarem um diagnóstico mais rápido e preciso da doença, facilitando o tratamento.

Cada vez mais cidades se interessam pela caminhada “Passos que Salvam”, que completou seis anos de idade em 2017. E para que o projeto continue a ser um sucesso e ajude ainda mais pessoas a descobrirem os sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil, o Hospital de Câncer de Barretos dá mais um passo e promove esta capacitação de médicos.

Com o objetivo de orientar e capacitar os profissionais que cuidam da saúde de crianças e adolescentes, para que eles possam colaborar no diagnóstico precoce da doença, participaram cerca de 150 pediatras de municípios que realizaram a caminhada.

Mesmo com direito a passagem aérea e hospedagem pagos pela Prefeitura ou pela Câmara, Dr. Renan optou por custear toda sua viagem com recursos próprios, sem onerar o município.

Texto e foto: McGiver Silveira

 

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: