22 de Março de 2017

Vereador Dr. João Collares visita a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde


Vereador Dr. João Collares visita a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde

No dia 16 de março, o Vereador Dr. João Collares (PDT) visitou a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde do RS, sendo recebido pela Coordenadora Jussara Teresinha Lopes e seus assessores.

Dando continuidade em sua luta cotidiana em prol da saúde, dentre vários assuntos abordados destacam-se a situação do SAMU, a abertura do Hospital/Maternidade e a Clínica de Hemodiálise. Seu primeiro questionamento foi qual o posicionamento da Coordenadoria de Saúde em relação a não renovação de contrato com a empresa que realiza as atividades da SAMU no município. A Coordenadoria informou que a continuidade do serviço é essencial para a população, pois tem grande relevância para atendimento de urgência e que sem o serviço regulatório muitas vidas se perderiam.

Vereador Dr. João Collares falou que, em outra ocasião, Guaíba fez Consórcio com os municípios da região para divisão dos custos de manutenção do Hospital Livramento, quando o mesmo ainda estava em funcionamento, sem necessidade da dependência financeira do Estado, e que no período obtiveram muito êxito na decisão e que sugeriu ao Prefeito esta ideia para divisão de custos de uma ambulância SA09 (veículo com médico e enfermeiro). Outro ponto comentado durante o encontro foi a abertura do Hospital Municipal, visto que em função do término de contrato com o Beneficência Portuguesa o processo de adequação do prédio para as atuais regras sanitárias não teve prosseguimento, pois primeiramente o município necessita definir um novo administrador, mediante licitação.

Foi mencionado também a atual situação Clínica de Hemodiálise existente em Guaíba, uma vez que a mesma não recebe novos pacientes devido a reincidentes  problemas de Vigilância Sanitária. Por este motivo, novas necessidades estão sendo direcionadas para Cachoeirinha. “Nosso objetivo é manter contato com os órgãos de saúde, pois como médico e membro da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores é importante ouvir e entender a atual situação de todos os processos, auxiliando o Executivo para uma sensível melhoria na área,” finalizou o Vereador Collares.

Texto: Fabrício Carvalho e Maria Conceição Rosa (PDT)

Foto: Fabrício Carvalho (PDT)

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: