23 de Janeiro de 2017

Vereadora Claudinha Jardim na luta por políticas públicas de inclusão


Vereadora Claudinha Jardim na luta por políticas públicas de inclusão

Neste início de segundo mandato, a Vereadora Profª Claudinha Jardim (DEM) está trabalhando forte na bandeira de políticas públicas de inclusão no Município de Guaíba. “Esse é um comprometimento nosso e já conseguimos alguns avanços nos primeiros dias de janeiro, como o apoio de nossa Universidade local e do Poder Executivo da cidade”, comemorou a Vereadora Claudinha. 

Cursos e Seminários

Como presidente da Comissão de Cultura, Saúde, Educação e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Guaíba, Professora Claudinha Jardim está buscando uma maior aproximação da comunidade através de Universidades, conforme ocorreu em encontro com o diretor da Ulbra-Guaíba, Marcelo Muller. “Aproveitamos para sugerir à Universidade que realize um curso de extensão em Libras, tendo em vista a Lei Municipal nº 3404, de 27 de abril de 2016, de nossa autoria, que “Reconhece no âmbito do Município de Guaíba a Língua Brasileira de Sinais – Libras – como língua de instrução e meio de comunicação objetiva e de uso corrente e da outras providências”, ressaltou. “E, além disso, a Universidade pode ser parceria em atividades como seminários, palestras, dentre outros”, destacou a Vereadora.

Inclusão no Executivo

Pensando na Comunidade Surda de Guaíba, Claudinha Jardim sugeriu a Secretaria de Comunicação e Ação Comunitária, que seja realizado uma capacitação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) aos servidores municipais que trabalham com atendimento ao público. “Seria bacana dar ênfase nas mais diversas áreas, dentre as quais destacamos Saúde, Assistência Social, Protocolo, Mobilidade Urbana e Educação”, opinou.

Conselho Municipal

Outra bandeira levantada pela Vereadora Claudinha Jardim, através de ofício encaminhado ao Executivo, datado de 9 de janeiro de 2017, é da viabilidade de criação de um Conselho Municipal de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência. “Este é um anseio de nossa comunidade, mecanismo de participação e engajamento de todos para uma sociedade inclusiva e uma temática pela qual batalhamos incansavelmente”, salientou a Vereadora Claudinha Jardim.

Fórum Regional

Em agenda com o prefeito de Guaíba, José Sperotto (foto), a Professora Claudinha Jardim destacou a importância do Município sediar o “Fórum Regional da Política Pública para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades” no ano de 2017. “Tivemos a oportunidade de sugerir ao Executivo, bem como colocar nosso Gabinete à disposição para a realização deste importante evento regional em nosso Município”, salientou.

 

“Estamos empenhados em desenvolver um pleno trabalho de inclusão e estamos contando com um bom apoio do poder público e da sociedade organizada”, comemorou Claudinha Jardim. 

Texto e foto: Fábio Araújo (DEM)

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: