12 de Janeiro de 2017

Comissão de Vereadores visita a Secretaria de Saúde


Comissão de Vereadores visita a Secretaria de Saúde

Uma comitiva de cinco vereadores de Guaíba esteve presente, na tarde de quarta-feira, 11, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizado no Centro do Município (foto), buscando esclarecimentos sobre os novos contratos do Pronto Atendimento (PA), bem como demais assuntos referentes à Saúde Municipal.

A proposta do encontro foi sugerida pela presidente da Comissão de Cultura, Saúde, Educação e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Guaíba, Professora Claudinha Jardim (DEM). “Essa reunião serviu para o atual secretário prestar esclarecimentos à comunidade sobre os contratos emergenciais que estão em vigor em Guaíba, que a sociedade sequer tinha conhecimento”, observou a Professora Claudinha Jardim.

Os Questionamentos:

“Nós, da Comissão de Cultura, Saúde, Educação e Meio Ambiente, recebemos diversos questionamentos por parte da comunidade, a cerca de comentários nas redes sociais. Com isso, elencamos 10 questões prioritárias a serem respondidas pelo secretário da Saúde”, relatou Claudinha Jardim.

Dentre os questionamentos, o nome das empresas que estão atuando no Pronto Atendimento, em caráter emergencial de 180 dias; assim como se dá o funcionamento da coordenação administrativa por parte do Executivo. “Nós precisamos explicar a população o que está ocorrendo no PA”, salientou o vereador João Collares (PDT).

O que diz o Secretário:

Em conversa franca com os vereadores de Guaíba, o secretário Municipal da Saúde, Itamar Costa, admitiu que a situação financeira da pasta não está boa. “Estamos reorganizando toda a gestão da Secretaria; ainda temos o agravante que é inicio de ano e o orçamento não foi aberto”, ponderou.

Itamar Costa observou que, a proposta de renovação de contrato por parte do Grupo Beneficência Portuguesa se tornou inviável devido ao acréscimo financeiro. “Os valores que era de R$ 499 mil iriam para R$ 730 mil pelo mesmo serviço oferecido, não tínhamos como renovar”, avaliou. Com isso, foi realizado contrato emergencial para prestação de serviços por 180 dias.


As Empresas Contratadas:

Conforme o secretário da Saúde, as empresas contratadas foram Saudex e Opus, responsáveis pela parte médica e radiológica, respectivamente. Os valores para os contratos emergenciais são abaixo, se comparado com o que vinha sendo pago ao Grupo Beneficência Portuguesa. Agora, o próximo passo será iniciar procedimentos para nova licitação.

Participaram do encontro, além da presidente da Comissão, Professora Claudinha Jardim (DEM), o presidente da Câmara de Vereadores de Guaíba, Renan Pereira (PTB), o secretário da Comissão de Cultura, Saúde, Educação e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Guaíba, João Collares (PDT), vereador Manoel Eletricista (PPS), e vereador Bento (PMDB).

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: