05 de Maio de 2010

Trânsito, transportes e zona azul em pauta no Legislativo


Trânsito, transportes e zona azul em pauta no Legislativo

Na última sessão da Câmara, dia 04 de maio, compareceram em plenário o secretário de mobilidade urbana, André Barbosa; o engenheiro de trânsito do Executivo Municipal, Antônio Carlos Pedreira, e o gerente operacional da Rek Parking, empresa responsável pela zona azul de Guaíba, Ivan Costa.

Atendendo a um requerimento do vereador Caio Larréa (PPS), eles participaram da sessão a fim de esclarecer alguns pontos sobre o trânsito de Guaíba, em especial questões referentes ao funcionamento do estacionamento rotativo do centro da cidade.

Na ocasião, o secretário André Barbosa expôs algumas ações de sua pasta, enfocando principalmente as atividades de educação para o trânsito, iniciativas que foram reconhecidas como positivas pelos parlamentares. No entanto, os vereadores apontaram alguns pontos de melhoria, como a falta de um projeto para desafogar o trânsito do centro, ausência de placas indicativas de ruas, excesso de sinaleiras, estrutura das paradas de ônibus, falta de horários de transporte coletivo para atender alguns bairros à noite, dentre outras questões.

Mas o ponto central do debate girou em torno do descontentamento da população com a zona azul, principalmente em relação a questões como a falta de tolerância no tempo de permanência. "Somos a favor do rotativo, mas não da indústria da multa", defendeu o vereador Chacrinha (PMDB).

Ivan esclareceu que a notificação que as pessoas recebem por ultrapassar o tempo não é uma multa e que há uma tolerância operacional de 5 minutos. Segundo ele, em algumas cidades, o automóvel estacionado de forma irregular (sem cartão ou com tempo excedido) já é multado, ao contrário do que ocorre em Guaíba. "Dos 243 mil usuários da zona azul, registramos 15 mil notificações, ou seja, 6% dos usuários. Já de multas, não chegamos a atingir 1%", afirmou.
Os vereadores solicitaram que seja estudada a possibilidade de haver uma tolerância de 10 minutos e que os parquímetros funcionem a partir das 8 horas, para que quem chegue cedo ao centro possa realizar suas atividades sem a necessidade de interrompê-las com receio de receber a notificação.

Aproveitando a oportunidade, a presidente da Câmara, Paula Parolli (PMDB), entregou ao secretário um abaixo-assinado contendo 275 assinaturas. O documento solicitava que o trânsito da Beira fosse liberado nos domingos de frio ou chuva. O secretário afirmou que abordará o tema com o Comandante do 31° BPM, tenente-coronel Marcelo Verlindo, já que a solicitação para que a rua fosse trancada surgiu em função da segurança pública. Os comerciantes são contrários ao fechamento da rua, pois alegam que está prejudicando o comércio do local.

 

< Voltar           Imprimir