02 de Novembro de 2011

Vereadores participam da viagem inaugural do catamarã entre Guaíba e Porto Alegre


Vereadores participam da viagem inaugural do catamarã entre Guaíba e Porto Alegre

Interrompida em 1960, a travessia entre Porto Alegre e Guaíba foi retomada nesta quinta-feira, 27 de outubro. A previsão é de que os catamarãs, cuja velocidade máxima é 25 nós (45km/h) e a capacidade é de 120 passageiros, façam o percurso em até 20 minutos.

Antes de embarcar no catamarã, o governador Tarso Genro afirmou que o início do serviço representa uma 'obra coletiva' do povo gaúcho e o enlace político com a história do RS. "A obra, em termos de recursos, não é significativa, mas representa muito pela predominância do interesse do Estado e a expansão do transporte fluvial", disse.

O prefeito de Guaíba, Henirque Tavares, afirmou que a cidade vive um momento histórico. "Há 51 anos, o município luta por essa travessia. É um momento muito esperado pela comunidade", lembrou, acrescentando que pelo menos 2 mil pessoas devem utilizar, diariamente, o transporte para a Capital.

Já o presidente do legislativo, vereador Caio Larrea, se mostrou muito feliz com o novo transporte, pois segundo ele, em 1993, quando também era presidente da Câmara de Vereadores, realizou um seminário visando o transporte fluvial como alternativa para percorrer o caminho até Porto Alegre. E em 2011, novamente como presidente, ele vê este sonho sendo realizado.

Veja mais fotos aqui

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: