10 de Maio de 2023

Representantes do Executivo e Legislativo visitam APAC-POA


Representantes do Executivo e Legislativo visitam APAC-POA

 

Representantes do Executivo e Legislativo visitam APAC-POA

Na última sexta feira,5, os Vereadores Carla Vargas(PTB) e Manoel Eletricista(PSDB), juntamente do Sr. Josias Scotto da Conceição, Diretor da Secretaria de Saúde e Sr. Edyo Campos, Servidor Muncipal, realizaram visita na APAC de Porto Alegre. A ideia foi conhecer a instituição para que futuramente um projeto de extrema importância para a comunidade guaibense possa ser implantado em parceria com a instituição.

A proposta que temos para a instituição é adquirir maquinários para a fabricação de fraldas, bem como, a compra dos insumos necessários mensalmente, para que os recuparandos possam realizar este trabalho, essa parceria com a instituição será de grande valor para Guaíba, que hoje não atende a necessidade de todas as pessoas que precisam de fraldas e para a APAC, em que, com o trabalho dos recuperandos poderá contabilizar tempo de remissão de pena.

Para o município, sem dúvidas sairá mais barato a produção das fraldas do que continuar comprando, pois hoje se trata de uma demanda que não está sendo atendida em sua totalidade.

Ressaltamos ainda, que esta parceria poderá ajudar no cumprimento da Lei Federal Nº 14.214, de 06 de outubro de 2021, já em vigência, com a produção de absorventes higiênicos, a lei citada, institui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual para assegurar a oferta gratuita de absorventes higiênicos femininos e outros cuidados básicos de saúde menstrual, assegurando de forma gratuita a distribuição, tanto nas cestas básicas, quanto nas escolas municipais.

A visita foi oportunizada pela Professora Dra. Neida Floriano, professora, Advogada e voluntária da APAC,que junto da Sra. Ana Beatriz Lautert de Medeiros, membro da Diretoria, ao qual, escutou a ideia do projeto e se colocou a disposição para conversas futuras referente a pauta apresentada.

Nossa intenção daqui para a frente é alinhar reuniões com a instituição e a Secretaria de Saúde, para que a oficina de trabalho possa ser implantada e Guaíba não tenha mais essa demanda precária, afinal, estamos tratando de saúde. Destacando ser um projeto totalmente possível de sair do papel, a exemplo de outros estados que já têm este projeto em funcionamento, tais como: Joinvile/SC, Tubarão/SC, Minas Gerais, entre outros.

APAC Porto Alegre

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Porto Alegre/RS (APAC Porto Alegre) é uma organização sem fins lucrativos cuja finalidade é recuperar os presos, proteger a sociedade, socorrer as vítimas e promover a justiça restaurativa.

As APACs existem no Brasil desde 1972, e a APAC Porto Alegre foi a primeira a funcionar no Rio Grande do Sul, tendo seu centro de Reintegração Social (CRS) inaugurado em 2018. https://www.apacportoalegre.org.br/

 

 

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: