23 de Junho de 2022

Câmara de Vereadores realiza Seminário sobre Junho Vermelho


Câmara de Vereadores realiza Seminário sobre Junho Vermelho

Na quarta-feira, (22) ocorreu no Plenário Jonas Xavier Seminário em alusão ao Junho Vermelho, sob o tema “seu gesto salva vidas”. O evento foi idealizado pela vereadora Carla Vargas (PTB), em parceria com o Grupo Amor nas Veias (foto).

Na ocasião, foi debatido tema importante de doação de sangue, pois um gesto de doação de 450 ml pode salvar até quatro vidas.

Os painelistas do evento foram: a assistente social do Hemocentro do Rio Grande do Sul, Gesiane Ferreira; a secretária de Saúde, Eliane Ribeiro; o mentor e coordenador do Amor nas Veias, Roberto Silva; e o coordenador da UTI do Hospital Nelson Cornetet, Evaldo Soares.

De acordo com Gesiane, existe um déficit de doadores no Estado, principalmente, no período pandêmico devido ao medo de contrair o COVID-19 em ambiente hospitalar.

Em Guaíba, o Grupo Amor nas Veias tem trabalho destacado, pois faz dois anos que mantém voluntários doadores no Hemocentro do estadual com transporte fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Registrada a presença: Marcelo Maranata, Prefeito Municipal; Eliane Ribeiro, Secretaria Municipal de Saúde; Carla Vargas, vereadora organizadora do evento; Roberto Carlos Rodrigues da Silva, mentor e coordenador do Grupo; Marcos SJ, Presidente do Poder Legislativo; vereadores: Letícia Maidana (SD), Miguel Crizel (SD), Manoel Eletricista (PSDB), Anderson Gawlinski (PDT), Juliano Ferreira (PTB); Claudete Silva de Oliveira, Coordenadora 12° CRE; Campeão Vargas, Ex-Presidente da Câmara de Vereadores; Rosana Lessa, Coordenadora do SINE; Gesiane Ferreira, assistente social do Hemocentro do Rio Grande do Sul; Evaldo Soares e coordenador da UTI do Hospital Nelson Cornetet.

Conforme a vereadora Carla Vargas; “em nossa cidade temos o privilégio de ter um Grupo como Amor nas Veias, que de forma voluntária e com o apoio do poder público mantém grupo de doadores de sangue, assim está fazendo o “dever de casa” mantendo a corrente do bem”.

   

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: