15 de Julho de 2020

Poluição do Arroio Passo Fundo e Plano de Saneamento em debate na Câmara


Poluição do Arroio Passo Fundo e Plano de Saneamento em debate na Câmara

Um tema recorrente e que assola a comunidade da Zona Oeste de Guaíba, a poluição do Arroio Passo Fundo pautou encontro realizado durante sessão ordinária na Câmara de Guaíba, na noite de terça-feira, 14. Além da busca de soluções para o Arroio, as autoridades versaram, também, sobre o Plano Municipal de Saneamento.

Unanimidade entre as opiniões que se trata de um tema complexo, devido aos problemas ambientais e sociais que envolvem a sub-bacia hidrográfica do Lago Guaíba.

        

Soluções em Rede

A promotora de Justiça Especializada Ana Luiza Leal enfatizou a busca da solução em rede destes problemas, salientando a criação da “Rede Ambiental de Guaíba”. Agora, deverá ser firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que as obras de saneamento no âmbito da Parceria Público Privada tenham início na Zona Oeste do Município.

 

Esgotamento Sanitário

O servidor técnico, engenheiro da prefeitura de Guaíba, Matheus Koester, apresentou relatório de vistoria do Arroio. Koester observou que um dos fatores determinantes da poluição é a forte carga de esgoto (mais que o triplo de água) dentro do Arroio Passo Fundo.

 

Saneamento – Obras em 2021

A expectativa é de que as obras da PPP para universalizar o esgoto comecem no início de 2021, contemplando, inicialmente, a Zona Oeste, local em que residem cerca de 20 mil pessoas. Essa ação deverá contribuir com a melhora na questão da poluição do Arroio.

Conforme Rogério Madrid, gerente da Corsan, as obras deveriam iniciar ainda este ano, mas, em função da pandemia, os prazos correram para o ano seguinte.

 

Revisão do Plano

Novos encontros deverão ocorrer, assim como, o Plano Municipal de Saneamento passará por uma revisão contando com a participação de representantes da sociedade organizada, uma pauta reivindicada por lideranças comunitárias.

Contribuíram com o debate, além dos vereadores, a promotora de Justiça Especializada Ana Luiza Leal, o gerente da Corsan, Rogério Madrid, o engenheiro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Mateus Koester e o Secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Jeferson Santos.

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: